Aplicação de PBL on-line em cursos da área de computação durante a pandemia de COVID-19

  • Davy Gomes Instituto Federal da Bahia
  • Luciano Silva Instituto Federal da Bahia
  • Fernanda Castelo Branco de Santana Instituto Federal da Bahia
  • Igo Amauri dos Santos Luz Instituto Federal da Bahia

Resumo


A pandemia da COVID-19 tem se apresentado como uma crise global, com impactos em diferentes setores da sociedade, incluindo a educação. Com a adoção de medidas para contenção da transmissão do novo coronavírus, o distanciamento social é uma prática adotada, levando instituições educacionais a suspenderem suas atividades presenciais e adotarem um novo modelo de ensino, com aulas remotas. Uma nova dinâmica precisou ser estabelecida de maneira a engajar os estudantes nos seus espaços de aprendizagem, as salas virtuais, e a utilização de variadas ferramentas digitais foi intensificada. Além disso, diferentes metodologias de ensino tiveram destaque como possíveis estratégias para aumentar a eficiência do processo de ensino-aprendizagem no ambiente virtual, entre elas, as metodologias ativas. Este trabalho apresenta brevemente as etapas idealizadas para a aplicação do PBL (Problem Based Learning) on-line em cursos ofertados para estudantes do ensino superior da área de computação do Instituto Federal da Bahia. Ao considerar o PBL uma maneira de dar autonomia ao aluno na busca pelo conhecimento e perceber que esta é uma habilidade essencial, especialmente demandada em tempos de ensino remoto, espera-se que a aplicação da metodologia, já iniciada nas primeiras turmas virtuais, possibilite resultados satisfatórios para docentes e discentes. Instrumentos diagnósticos devem ser construídos e preenchidos pelos participantes para que seja verificado se a proposta do PBL online favoreceu uma aprendizagem efetiva dos estudantes durante a execução do ensino remoto.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/MHHBZhtJgeg

Palavras-chave: Ensino Remoto, Metodologia Ativa, Problem-Based Learning (PBL)

Referências

2021. Microsoft Teams | Aplicativo de Chat Interno | Trabalho Remoto. https: //www.microsoft.com/pt-br/microsoft-teams/group-chat-software. (Accessed on 04/13/2021).

Abdulrahman Alduraywish, M.O. Mohager, Mohammed Alenzi, Abdelsalam Nail, and Alfatih Aljafari. 2017. Evaluation of students’ experience with Problem-based Learning (PBL) applied at the College of Medicine, Al-Jouf University, Saudi Arabia. Journal of the Pakistan Medical Association 67 (12 2017), 1870–1873.

Michele Angelo, Angelo Loula, Fabiana Bertoni, and José Santos. 2014. Aplicação e Avaliação do Método PBL em Um Componente Curricular Integrado de Programação de Computadores. Revista de Ensino de Engenharia, 33 (10 2014), 31–43. https://doi.org/10.15552/2236-0158/abenge.v33n2p31-43

Nicholas Grubic, Shaylea Badovinac, and Amer M Johri. 2020. Student mental health in the midst of the COVID-19 pandemic: A call for furtherresearch and immediate solutions. International Journal of Social Psychiatry 66, 5 (2020), 517–518. https://doi.org/10.1177/0020764020925108 arXiv:https://doi.org/10.1177/0020764020925108 PMID: 32364039.

Nísia Lima, Paulo Buss, and Rômulo Paes-Sousa. 2020. A pandemia de COVID19: uma crise sanitária e humanitária. Cadernos de Saúde Pública 36 (01 2020). https://doi.org/10.1590/0102-311x00177020

Gustavo Romão, Reinaldo Bestetti, and Lucélio Couto. 2020. Aplicação do PBL Clínico na Atenção Primária em Cursos de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica 44 (01 2020). https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200115

Cuiyan Wang, Riyu Pan, Xiaoyang Wan, Yilin Tan, Linkang Xu, Cyrus S. Ho, and Roger C. Ho. 2020. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health 17, 5 (2020). https://doi.org/10.3390/ijerph17051729
Publicado
26/04/2021
GOMES, Davy; SILVA, Luciano; DE SANTANA, Fernanda Castelo Branco; LUZ, Igo Amauri dos Santos. Aplicação de PBL on-line em cursos da área de computação durante a pandemia de COVID-19. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 62-63. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14877.