Codecasts e Codelibras para o Ensino de Programação em Moocs

Resumo


Para de fato aperfeiçoar-se na prática da programação, um aluno precisa familiarizar-se com as construções de programas de computador. Além disso, é preciso considerar que, na programação, em geral, alunos preferem mais aprender com exemplos do que com explicações teóricas dos conteúdos. Considerando essas duas afirmações, para facilitar a compreensão de códigos de programação, este trabalho apresenta os codecasts e codelibras como recursos didáticos simples e de curto engajamento para o ensino de programação em ambientes de Moocs (MassiveOpen Online Course) acessíveis a surdos.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/nAajsiXZgq8
Palavras-chave: Ensino de Programação, Microlearning, Codecast, Codelibras

Referências

Roya Hosseini, Kamil Akhuseyinoglu, Peter Brusilovsky, Lauri Malmi, Kerttu Pollari-Malmi, Christian Schunn, and Teemu Sirkiä. 2020. Improving engagement in program construction examples for learning Python programming. International Journal of Artificial Intelligence in Education 30, 2 (2020), 299–336.

Karl M Kapp and Robyn A Defelice. 2019. Microlearning: Short and sweet. American Society for Training and Development.

Rémi Sharrock, Ella Hamonic, Mathias Hiron, and Sebastien Carlier. 2017. Codecast: An innovative technology to facilitate teaching and learning computer programming in a C language online course. In Proceedings of the Fourth (2017) ACM Conference on Learning@ Scale. 147–148.
Publicado
24/04/2022
OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de. Codecasts e Codelibras para o Ensino de Programação em Moocs. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 01-02. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19392.