Produção de Material Didático Adaptado a Alunos com Deficiência Visual para Curso de Computação

  • Wendell Bento Geraldes Instituto Federal de Goiás http://orcid.org/0000-0003-3696-1295
  • Agenor Freitas de Andrade Instituto Federal de Goiás
  • Ulisses Rodrigues Afonseca Instituto Federal de Goiás
  • Cícero Batista dos Santos Lima Instituto Federal de Goiás
  • Raquel Ribeiro Riclizek Instituto Federal de Goiás

Resumo


Em 2020, uma pandemia de COVID19 forçou as instituições de ensino públicas e privadas a interromperem suas atividades presenciais. O ensino remoto foi adotado pelas escolas e universidades como forma de amenizar os efeitos do distanciamento social. Diversos recursos tecnológicos digitais foram utilizados na tarefa de ensinar durante este período, no entanto, em alguns casos, os estudantes com algum tipo de deficiência foram colocados nas plataformas virtuais de aprendizagem sem o devido cuidado dos professores com a adaptação do material disponibilizado para o aprendizado das disciplinas. Esta realidade foi constatada através do contato de um aluno cego do curso de Bacharelado em Ciências da Computação na Universidade Federal de Goiás com pesquisadores do Instituto Federal de Goiás campus Luziânia (IFG). Ele buscava apoio para conseguir material adaptado específico das disciplinas de seu curso. Essa demanda fez com que os pesquisadores do IFG elaborassem um projeto de pesquisa voltado para a produção de material adaptado a alunos com deficiência visual específico para cursos de computação.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/OfzPVVIoDOc

Palavras-chave: Computação, Adaptação, Deficiência, Alunos

Referências

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Publicado
24/04/2022
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GERALDES, Wendell Bento; ANDRADE, Agenor Freitas de; AFONSECA, Ulisses Rodrigues; LIMA, Cícero Batista dos Santos; RICLIZEK, Raquel Ribeiro. Produção de Material Didático Adaptado a Alunos com Deficiência Visual para Curso de Computação. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 03-04. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19393.