Produção de Material Didático Adaptado a Alunos com Deficiência Visual para Curso de Computação
Resumo
Em 2020, uma pandemia de COVID19 forçou as instituições de ensino públicas e privadas a interromperem suas atividades presenciais. O ensino remoto foi adotado pelas escolas e universidades como forma de amenizar os efeitos do distanciamento social. Diversos recursos tecnológicos digitais foram utilizados na tarefa de ensinar durante este período, no entanto, em alguns casos, os estudantes com algum tipo de deficiência foram colocados nas plataformas virtuais de aprendizagem sem o devido cuidado dos professores com a adaptação do material disponibilizado para o aprendizado das disciplinas. Esta realidade foi constatada através do contato de um aluno cego do curso de Bacharelado em Ciências da Computação na Universidade Federal de Goiás com pesquisadores do Instituto Federal de Goiás campus Luziânia (IFG). Ele buscava apoio para conseguir material adaptado específico das disciplinas de seu curso. Essa demanda fez com que os pesquisadores do IFG elaborassem um projeto de pesquisa voltado para a produção de material adaptado a alunos com deficiência visual específico para cursos de computação.
Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/OfzPVVIoDOc
Referências
LUDI, Stephanie. "Robotics programming tools for blind students." Journal on Technology and Persons with Disabilities 1 (2014): 81-91.
SILVA, Wesley Pereira da et al. A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL E OS RECURSOS DE TECNOLOGIA. Tics & Ead em Foco, São Luís, v. 5, n. 2, p. 102-121, jul. 2019. Semestral. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 jan. 2022.
LIMA, N. R. W.; TEDERIXE, L. C. MOTIVAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Brazilian Journal of Policy and Development, v. 2, n. 4, p. 184–216, 30 dez. 2020.
LISBOA, M.; MORAES, F. Autonomia em estudos de matemática superior com uso do software math trax para deficientes visuais. Contribución a Actas de Congreso. Disponível em: <http://soarem.org/actas.html>. Acesso em: 26 jan. 2022.