Uma proposta para utilização da metodologia POGIL no ensino de programação: estudo piloto

Resumo


O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas visando em preparar seus alunos para as novas competências exigidas pelo do mercado de trabalho e pela sociedade, iniciou um projeto de monitoria com o objetivo geral de aplicar a metodologia ativa POGIL (Process Oriented Guided Inquiry Learning - em português, Processo de Aprendizagem Orientado por Pesquisas Guiadas) no ensino de Introdução à Programação de Computadores(IPC). POGIL é uma metodologia de ensino ativa orientada a processos, centrada no aluno. Com esta metodologia os alunos aprendem através da construção colaborativa dos conceitos desenvolvidos durante as atividades. As atividades são desenvolvidas pelos professores e devem atender um ciclo de aprendizagem que inclui as etapas de exploração, interpretação de conceitos e aplicação. Durante a aplicação das atividades, os alunos formam grupos e assumem funções específicas como o Secretário que é responsável pelo gerenciamento dos documentos desenvolvidos pelo grupo, o Apresentador que é responsável por expor para a turma as respostas ou dúvidas encontradas durante a atividade. Delegar funções para os alunos durante o processo é muito importante para que eles possam desenvolver as competências citadas. Para este projeto, foram desenvolvidas 7 atividades em grupo para que serão aplicadas na modalidade de ensino remoto, abordando os seguintes conceitos: operadores aritméticos, variáveis e estrutura sequencial, condicionais, loops, vetores e matrizes. No final desse projeto, esperamos desenvolver técnicas que tornam o ensino de programação mais atraente, desenvolvendo nos alunos habilidades pessoais e profissionais.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/VYOJ4ElXig0

Palavras-chave: CS1, POGIL, Ensino de programação

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Publicado
24/04/2022
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PINTO, Marcos A. S.; OLIVEIRA, Elaine H. T.; COSTA, Thiago Lopes; PASSITO, Alexandre; CARVALHO, Leandro S. G.; OLIVEIRA, David B. F.. Uma proposta para utilização da metodologia POGIL no ensino de programação: estudo piloto. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 05-06. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19394.