Robótica Educacional para Formação Técnica em Agropecuária
Resumo
Com esse resumo tem-se o objetivo de apresentar uma proposta de pesquisa de integração da robótica educacional nas práticas dos professores de um curso técnico integrado em agropecuária a partir de uma abordagem investigativa. Nesse sentido, a proposta é investigar como a robótica educacional pode contribuir para facilitar e potencializar o pensamento computacional, bem como a prática dos professores do curso técnico em agropecuária. A realização da pesquisa será qualitativa do tipo participante ou estudo de caso e ocorrerá em uma escola pública da rede estadual de ensino médio do curso técnico integrado em agropecuária, do Estado do Espírito Santo/Brasil. Para fundamentação teórica desta pesquisa, utilizaremos o referencial de Seymour Papert, Demerval Saviani, Álvaro Vieira Pinto. Como produto educacional, pretende-se desenvolver uma oficina de robótica para a prática de agropecuária, com acompanhamento de um guia didático, usando módulos de Arduino, para que os professores possam criar um projeto propondo soluções computacionais no que se refere à preservação dos recursos hídricos simulando uma irrigação automatizada. Considerando os trabalhos relacionados, a presente pesquisa apresenta como uma novidade o uso da robótica educacional no ensino do curso técnico em agropecuária. A sua relevância encontra-se na possibilidade de contribuição para formação profissional, no que se refere à prática mediada por tecnologias na agropecuária. Também, contribuirá para o pensamento computacional dos professores, que ao replicarem em sua prática pedagógica, corroboram para que os futuros egressos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) sejam capazes de integrar-se de maneira positiva, resolvendo problemas, propondo soluções, em um mundo cada vez mais globalizado e repleto de novas tecnologias, inclusive para a agropecuária.
Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/3aIsUVOo5V8
Referências
BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica.2017. Tese(doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.
CAMPOS, F. R. A robótica para uso educacional. São Paulo: Editora Senac, 2019.
DELIZOICOV, D. & Angotti, J. A. & Pernambuco, M. M. C. A. (2002). Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez.
GONZÁLEZ, Marcos Román. Computational thinking test: Design guidelines and content validation. In: Proceedings of EDULEARN15 conference. 2015. 5p. 2436-2444.
PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da Informática. Artes Médicas. Porto Alegre. 1994.
PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia-volume 1. Contraponto Editora, 2005.
SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: Novas tecnologias, Trabalho e Educação. FERRETTI, C.J. et al. (Orgs). Rio de Janeiro: Vozes, 1994.