Robótica Educacional para Formação Técnica em Agropecuária

Resumo


Com esse resumo tem-se o objetivo de apresentar uma proposta de pesquisa de integração da robótica educacional nas práticas dos professores de um curso técnico integrado em agropecuária a partir de uma abordagem investigativa. Nesse sentido, a proposta é investigar como a robótica educacional pode contribuir para facilitar e potencializar o pensamento computacional, bem como a prática dos professores do curso técnico em agropecuária. A realização da pesquisa será qualitativa do tipo participante ou estudo de caso e ocorrerá em uma escola pública da rede estadual de ensino médio do curso técnico integrado em agropecuária, do Estado do Espírito Santo/Brasil. Para fundamentação teórica desta pesquisa, utilizaremos o referencial de Seymour Papert, Demerval Saviani, Álvaro Vieira Pinto. Como produto educacional, pretende-se desenvolver uma oficina de robótica para a prática de agropecuária, com acompanhamento de um guia didático, usando módulos de Arduino, para que os professores possam criar um projeto propondo soluções computacionais no que se refere à preservação dos recursos hídricos simulando uma irrigação automatizada. Considerando os trabalhos relacionados, a presente pesquisa apresenta como uma novidade o uso da robótica educacional no ensino do curso técnico em agropecuária. A sua relevância encontra-se na possibilidade de contribuição para formação profissional, no que se refere à prática mediada por tecnologias na agropecuária. Também, contribuirá para o pensamento computacional dos professores, que ao replicarem em sua prática pedagógica, corroboram para que os futuros egressos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) sejam capazes de integrar-se de maneira positiva, resolvendo problemas, propondo soluções, em um mundo cada vez mais globalizado e repleto de novas tecnologias, inclusive para a agropecuária.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/3aIsUVOo5V8

Palavras-chave: Agropecuária, Robótica educacional, Irrigação automatizada

Referências

AZEVEDO, Samuel; AGLAÉ, Akynara; PITTA, Renata. Minicurso: Introdução a robótica educacional. 62ª Reunião Anual da SBPC. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/minicursos/MC%20Samuel%20Azevedo.pdf, 2010.

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica.2017. Tese(doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.

CAMPOS, F. R. A robótica para uso educacional. São Paulo: Editora Senac, 2019.

DELIZOICOV, D. & Angotti, J. A. & Pernambuco, M. M. C. A. (2002). Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez.

GONZÁLEZ, Marcos Román. Computational thinking test: Design guidelines and content validation. In: Proceedings of EDULEARN15 conference. 2015. 5p. 2436-2444.

PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da Informática. Artes Médicas. Porto Alegre. 1994.

PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia-volume 1. Contraponto Editora, 2005.

SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: Novas tecnologias, Trabalho e Educação. FERRETTI, C.J. et al. (Orgs). Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
FERRAZ, Dalva de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de. Robótica Educacional para Formação Técnica em Agropecuária. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 07-08. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19395.