PCLib App: Referatório de Recursos Educacionais para Desenvolvimento do Pensamento Computacional

Resumo


O processo de descobrir recursos gratuitos que apoiam o ensino do Pensamento Computacional torna-se bastante complexo para os professores, visto que eles precisam descobrir o recurso, analisar sua adequação ao propósito didático e à área de conhecimento, apropriar-se dele e integrá-lo ao planejamento de aulas. Partindo desse pressuposto e objetivando auxiliar os professores a otimizar seu tempo de busca por recursos de PC, este artigo apresenta a proposta de um referatório de recursos educacionais para desenvolvimento do pensamento computacional no formato de aplicativo móvel, inicialmente disponível para Android, objetivando disponibilizar esses recursos de forma mais acessível, prática e rápida. Os recursos serão organizados em um banco de dados no formato de referatório, ou seja, não será armazenado o recurso propriamente dito, mas o aplicativo direcionará o usuário para o site ou o documento (no caso, para atividades desplugadas e híbridas) onde o recurso está armazenado para consulta.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/0idk-6GDOt0
Palavras-chave: Pensamento computacional, Recursos educacionais, Educação básica

Referências

Christian Puhlmann Brackmann. 2017. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. (2017).

Iago Sinésio Ferris da Silva, Rozelma Soares de França, and Taciana Pontual Falcão. 2021. Um Mapeamento de Recursos para Desenvolvimento do Pensamento Computacional. In Anais do VI Congresso sobre Tecnologias na Educação. SBC, 41-50.

Jeannette M Wing. 2006. Computational thinking. Commun. ACM 49, 3 (2006), 33–35.

Charlene Zilio and Márcia Finimundi Nóbile. 2019. O Pensamento Computacional na Formação Continuada de Professores que Atuam no Laboratório de Informática. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências-UFRN (2019).
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Ytalo Paulo Wilian da; SILVA, Iago Sinésio Ferris da; SANTOS, Bruno Barboza dos; PONTUAL FALCÃO, Taciana. PCLib App: Referatório de Recursos Educacionais para Desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 09-10. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19396.