Uma proposta de Avaliação Multidimensional da aprendizagem de programação na Formação Profissional

Resumo


Diante das dificuldades dos alunos na aprendizagem de programação e da pandemia da COVID-19, há necessidade de realizar avaliações diagnósticas em atividades práticas de programação. Através de uma análise automática por códigos é possível identificar as habilidades e dificuldades encontradas pelos alunos. Na avaliação diagnóstica multidimensional proposta, acrescentaremos, além da análise automática do código, contribuições baseadas na psicometria. Esta pesquisa pretende desenvolver um guia didático de avaliação para uso dos professores, capaz de qualificar alunos, apontando contribuições de uma análise multidimensional nas disciplinas de programação na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sob a concepção da formação profissional integral e omnilateral.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/rWSV2FNfBds
Palavras-chave: Avaliação diagnóstica, multidimensional, psicometria

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Publicado
24/04/2022
SCARPATI, Evandro das Virgens; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de. Uma proposta de Avaliação Multidimensional da aprendizagem de programação na Formação Profissional. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 11-12. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19397.