Pensamento computacional: abstração, requisitos operacionais e paradigmas de programação

Resumo


O termo "pensamento computacional" é um marco da discussão atual sobre educação em Computação e educação voltada à solução de problemas. Foco de muitos trabalhos, com frequência os conceitos aparecem dissociados de seus procedimentos operacionais e formas de avaliação, imprescindíveis para verificação da efetividade dos resultados. Este trabalho visa fomentar uma discussão sobre as relações entre as habilidades do pensamento computacional e os diferentes paradigmas de programação.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/Qxv8efb_48g
Palavras-chave: Educação em Computação, Ensino de Programação, Paradigmas de Programação

Referências

Ulisses Almeida. 2018. Learn Functional Programming with Elixir – New Foundations for a New World. The Pragmatic Bookshelf. 198 p.

Joe Armstrong. 2013. Programming ERLANG: Software for a Concurrent World (2 ed.). Pragmatic Bookshelf. 548 p.

José Sérgio Carvalho. 2001. O discurso pedagógico das diretrizes curriculares nacionais: competência crítica e interdisciplinaridade. Cadernos de Pesquisa 12 (Março 2001), 155–165. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000100008

Marina Silva da Silva, Ana Paula Lüdtke Ferreira. 2021. Sintaxe baseada em gramáticas de grafos para uma linguagem funcional visual voltada ao aprendizado de programação. In VI Workshop-Escola de Informática Teórica (WEIT 2021). https://doi.org/10.5753/weit.2021.18931

Anabela Gomes, Antonio José Mendes. 2007. Learning to program - difficulties and solutions (International Conference on Engineering Education – ICEE 2007).

Sonya E. Keene. 1989. Object-Oriented Programming in Common Lisp. Addison-Wesley. http://cl-cookbook.sourceforge.net/clos-tutorial/

Brian W. Kernighan, Dennis Ritchie. 1988. The C Programming Language (2 ed.). Prentice Hall. 274 p.

Wanda M. Kunkle, Robert B. Allen. 2016. The Impact of Different Teachingpproaches and Languages on Student Learning of Introductory Programming Concepts. ACM Transactions on Computing Education 16 (February 2016), 3(1–26). Issue 1. https://doi.org/10.1145/2785807

Martin Odersky, Lex Spoon, Bill Venners. 2008. Programming in Scala (4th ed.). Artima. 776 p.

Arnold Pears, Stephen Seidman, Lauri Malmi, Linda Mannila, Elizabeth Adams, Jens Bennedsen, Marie Devlin, James Paterson. 2007. A Survey of Literature on the Teaching of Introductory Programming. ACM SIGCSE Bulletin 39 (December 2007), 204–223. Issue 4. https://doi.org/10.1145/1345375.1345441

eter Van Roy, Joe Armstrong, Matthew Flatt, Boris Magnusson. 2003. The Role of Language Paradigms in Teaching Programming. In SIGCSE ’03: Proceedings of the 34th SIGCSE technical symposium on Computer science education. Reno, Nevada. https://doi.org/10.1145/611892.611908

Herbert Schildt. 2021. Java: The Complete Reference (12 ed.). McGraw Hill. 1280 p.

Robert W. Sebesta. 2018. Conceitos de linguagens de programação (11 ed.). Bookman, Porto Alegre. 765 p.

Ravi Sethi. 1996. Programming languages: concepts and constructs (2 ed.). Addison-Wesley Publishing, Reading, MA. 640 p.

Simon Thompson. 1999. Haskell: The Craft of Functional Programming (2 ed.). Addison-Wesley. 507 p. https://www.haskell.org/

David S. Touretzky. 1990. COMMON LISP: A Gentle Introduction to Symbolic Computation. The Benjamin/Cummings Publishing Company, Inc., Redwood City. 587 p.

Jeffrey D. Ullman. 1998. Elements of ML Programming. Prentice Hall, Englewood Cliffs, New Jersey. 383 p.

Jeannette M. Wing. 2008. Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society (2008). https://doi.org/10.1098/rsta.2008.0118

Jeannette M. Wing. 2014. Computational thinking benefits society.

Weixin Zhang, Yaozhu Sun, Bruno C. D. S. Oliveira. 2021. Compositional Programming. ACM Trans. Program. Lang. Syst. 43, 3, Article 9 (Sept. 2021), 61 pages. https://doi.org/10.1145/3460228
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
FERREIRA, Ana Paula Lüdtke. Pensamento computacional: abstração, requisitos operacionais e paradigmas de programação. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 13-14. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19398.