Monitoria na Disciplina da Primeira Linguagem de Programação

Resumo


A primeira linguagem de programação é um dos desafios para os alunos no seu primeiro ano de um curso de computação. Essa disciplina também é considerada um ponto fundamental para a desistência no curso superior de computação, o que pode elevar o nível de evasão dos estudantes nas universidades. A literatura apresenta que a monitoria é uma importante intervenção educacional para auxiliar os alunos, no seu primeiro ano, no aprendizado da primeira linguagem de programação. Neste contexto esse laboratório de ideias apresenta a monitoria da matéria de APC (Algoritmos e Programação de Computadores) do Departamento de Ciência da Computação (CIC) da Universidade de Brasília. Essa matéria é obrigatória, no primeiro semestre, para os calouros que ingressam nos quatros cursos de participação no CIC: Ciência da Computação, Licenciatura em Computação, Engenharia da Computação e Engenharia Mecatrônica. O programa é composto pelas atividades: plantões de dúvidas, atendimento por agendamento individual, monitoramento e busca ativa pelos alunos, e aulas de reforço aos sábados.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/W6gJXEp2j6A
Palavras-chave: Monitoria, Tutoria, Programação Introdutória

Referências

Jianchao Han and Mohsen Beheshti. 2010. Enhancement of computer science introductory courses with Mentored Pair Programming. Journal of Computing Sciences in Colleges 25, 4 (2010), 149–155

Heather Pon-Barry, Becky Wai-Ling Packard, and Audrey St. John. 2017. Expanding capacity and promoting inclusion in introductory computer science: a focus on near-peer mentor preparation and code review. Computer Science Education 27, 1 (2017), 54–77.

Chris Stephenson, Alison Derbenwick Miller, Christine Alvarado, Lecia Barker, Valerie Barr, Tracy Camp, Carol Frieze, Colleen Lewis, Erin Cannon Mindell, Lee Limbird, et al. 2018. Retention in computer science undergraduate programs in the us: Data challenges and promising interventions. ACM

Christopher Watson and Frederick WB Li. 2014. Failure rates in introductory programming revisited. In Proceedings of the 2014 conference on Innovation & technology in computer science education. 39–44.
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
HOLANDA, Maristela; CASTANHO, Carla Denise; BANDEIRA, Ian Nery. Monitoria na Disciplina da Primeira Linguagem de Programação. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 15-15. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19399.