Repensando o ensino de computação

Resumo


O ensino superior brasileiro de Computação está sofrendo uma grande pressão nesta fase que se encaminha para uma pós-pandemia. Os sintomas de um desalinhamento com as necessidades da sociedade e das empresas de Computação já vinham sendo percebidos, e a pandemia, com a consolidação de formas de trabalho híbrido, reforçou essa percepção. A formação tradicional em Computação seguiu de perto o modelo da Engenharia, um período de dois anos com conteúdos fundamentais relacionados com matemática, física e química, eventualmente desenho. Em Computação, são tratados conceitos fundamentais como teoria da computação, algoritmos, estruturas de dados e arquitetura de computadores. O resultado é que, apenas ao final deste longo período, os estudantes estão aptos a começar sua profissionalização. Em paralelo com a formação acadêmica tradicional realizada pelas faculdades e universidades, surgem as ditas faculdades de empresas e bootcamps onde encontramos percepções de que o essencial são as competências adquiridas e não um título acadêmico. Essa é a primeira indicação de desalinhamento. Entendemos que é importante a base teórica (que independe de tecnologia) oferecida pelas universidades, mas reconhecemos este desalinhamento junto ao mercado de trabalho.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/4Ai9tMCymeg
Palavras-chave: Educação em computação, Necessidades do mercado, Análise crítica

Referências

Postelnyak, Mariya. (June 9, 2021), Are Private Training Companies an Alternative to a Computer Science Degree?, Acessado em 30 de Outubro de 2021.

Endeavour, [link]. Acessado em 30 de Outubro de 2021.

Markovits, D. A Cilada da Meritocracia, Editora Intrínseca, 2021, ISBN 978-65-5560-294-4, tradução Renata Guerra, 1 ed. 528 p.

BONJEAN, Dominique (21 September 2018). "The Bologna Process and the European Higher Education Area". Education and Training - European Commission. Acessado em 30 de Outubro de 2021.
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, José Palazzo Moreira de; OLIVEIRA, Elaine H. T.; GASPARINI, Isabela; WIVES, Leandro Krug. Repensando o ensino de computação. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 16-16. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19400.