Boolace: Um Jogo-Curso de Lógica Proposicional

Resumo


Durante a execução do Projeto Corte de Lovelace do CEFOR-IFES, que tem como proposta resgatar e ampliar a presença feminina nas carreiras de computação através insights inovadores, percebeu-se uma grande dificuldade discente na compreensão e utilização da lógica proposicional nas expressões lógicas de programação, um problema que pode desestimular o aluno pelos cursos ofertados e, consequentemente, pela área tecnológica. Para promover o engajamento e interesse discente, bem como facilitar e potencializar o ensino e a aprendizagem da lógica proposicional aplicável em programação, de modo dinâmico, interativo e motivacional, utilizando-se da própria tecnologia como mediadora, este trabalho está desenvolvendo o jogo-curso "Boolace - a Lógica do Reino de Lovelace", aliando o entretenimento à educação. Trata-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, de natureza aplicada, utilizando-se dos procedimentos das pesquisas bibliográfica e de avaliação.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/JCP6q7_fb2U

Palavras-chave: Lógica Proposicional, Jogo Educacional, Programação

Referências

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Publicado
24/04/2022
SOUZA, Márcio Flávio Barbosa de; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de; SOUZA, Maria Alice Veiga Ferreira de. Boolace: Um Jogo-Curso de Lógica Proposicional. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 17-18. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19401.