Boas Práticas em Ambientes de Ensino de Computação: uma Proposta de Oficina

Resumo


Proposta de oficina para discutir se as dicas propostas pelo projeto Computer Science Teaching Tips são adequadas para o contexto brasileiro e propor adaptações, se necessárias; identificar se docentes participantes da oficina têm vivências das dicas; compartilhar vivências e experiências de docentes com as dicas e traduzir (em grupo) as dicas para o português (falado e escrito no Brasil). Como resultados, esperamos despertar uma conscientização do corpo docente sobre as boas práticas em ambientes de ensino e divulgar o material (tradução e experiências) em sites e redes sociais ligados à Sociedade Brasileira de Computação.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/Rnc_RqTSwNw
Palavras-chave: Ensino de Computação, Boas Práticas, Formação Docente

Referências

Lecia Barker, Christopher Lynnly Hovey, and Leisa D Thompson. 2014. Results of a large-scale, multi-institutional study of undergraduate retention in computing. In 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) Proceedings. IEEE, 1–8.

Lecia Jane Barker, Kathy Garvin-Doxas, and Michele Jackson. 2002. Defensive climate in the computer science classroom. In Proceedings of the 33rd SIGCSE technical symposium on Computer science education. 43–47.

Colleen M Lewis. 2017. ACM RETENTION COMMITTEE Twelve tips for creating a culture that supports all students in computing. ACM Inroads 8, 4 (2017), 17–20.

Jason A Okonofua, David Paunesku, and Gregory M Walton. 2016. Brief intervention to encourage empathic discipline cuts suspension rates in half among adolescents. Proceedings of the National Academy of Sciences 113, 19 (2016), 5221– 5226.
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
BIM, Silvia Amelia; PONTUAL FALCÃO, Taciana. Boas Práticas em Ambientes de Ensino de Computação: uma Proposta de Oficina. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 19-20. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19402.