Laboratório de Pensamento Computacional na Perspectiva da Educação Científica para Formação de Professores

Resumo


Os conceitos da computação estão presentes na vida das pessoas, seja nas tarefas simples ou complexas, como, por exemplo, planejar o roteiro de uma viagem ou programar um robô na produção de vacinas e medicamentos. A computação já faz parte da vida cívica, econômica e pessoal, e novas possibilidades surgiram em diversas áreas do conhecimento, entre as quais se destaca a educação científica na formação de professores.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/HqNfI8G-2xU
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Tecnologias Digitais, Formação de Professores

Referências

Jeannette Wing. 2006.Computational Thinking. Communications of the ACM, v.49, n.3, 33-35. https://doi.org/10.1145/1118178.1118215.

Organização Mundial da Saúde - OMS. Pandemia da doença de coronavírus (COVID-19) [ Internet ]. Genebra: Organização Mundial da Saúde; 2019 [citado em 26 de abril de 2020].Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019.

Christian Brackmann P. 2017.Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na Educação Básica. Tese de Doutorado em Informática na Educação – Pós-Graduação em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172208.

Otávio Lube dos Santos, Davidson Cury, Jadson Rafalski and Pedro David Netto Silveira. 2016. An IoT computational robotics learning laboratoy in Vila Velha, Espírito Santo. XI Latin American Conference on Learning Objects and Technology (LACLO) pp. 1-6. https://doi.org/10.1109/LACLO.2016.7751746.

Jadson do Prado Rafalski, Maria Aparecida de Faria da Silva, Ramon Maria Vieira Júnior. 2019.Revista Novas Tecnologias na Educação – Renote. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. v. 17, n. 1, 276-285. https://doi.org/10.22456/1679-1916.95793.

Maria Aparecida de Faria da Silva and Márcia Gonçalves de Oliveira. 2019. A Robótica Educacional na Perspectiva das Metodologias Ativas. Workshop de Informática na Escola. p.1289-1293. https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1289

Jussara Pinto Pancieri, Bruno Porto, Márcia Gonçalves de Oliveira and Vanessa Battestin. 2021.A sala invertida ressignificada no contexto do ensino remoto de robótica para formação de professores. RBIE – Revista Brasileira de Informática na Educação. v. 29, 440-455. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.440
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
RAFALSKI, Jadson do Prado; SILVA, Maria Aparecida de Faria da; OLIVEIRA, Kenia Luíza Rabelo de; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de. Laboratório de Pensamento Computacional na Perspectiva da Educação Científica para Formação de Professores. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 21-22. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19403.