Um Ambiente Gamificado para o Ensino de Teste de Mutação

Resumo


Nos últimos anos, percebeu-se um crescimento no interesse por profissionais mais qualificados na área de teste de software, visto que essa atividase proporcionam diversos benefícios, além de garantir a qualidade de software. Porém, diferentes estudos destacam que há um déficit de profissionais qualificados na área de teste de software. As evidências mostram que muitos estudantes sentem desmotivados em aprender os conteúdos relacionados ao teste de software, criando um déficit na formação de profissionais qualificados para atuar na área de teste de software. Uma alternativa para amenizar tais problemas seria o uso da gamificação como recurso de apoio ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Portanto, este trabalho tem como objetivo fornecer mecanismos para apoiar o ensino de teste de software nos cursos de graduação, especificamente o teste de mutação.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/k8eW77QfHHI
Palavras-chave: Gamificação, Teste de mutação, Ensino de teste

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Publicado
24/04/2022
DARIENÇO, Dario da Silva; VALLE, Pedro Henrique Dias. Um Ambiente Gamificado para o Ensino de Teste de Mutação. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 28-29. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19408.