Um Ambiente Gamificado para o Ensino de Teste de Mutação

Resumo


Nos últimos anos, percebeu-se um crescimento no interesse por profissionais mais qualificados na área de teste de software, visto que essa atividase proporcionam diversos benefícios, além de garantir a qualidade de software. Porém, diferentes estudos destacam que há um déficit de profissionais qualificados na área de teste de software. As evidências mostram que muitos estudantes sentem desmotivados em aprender os conteúdos relacionados ao teste de software, criando um déficit na formação de profissionais qualificados para atuar na área de teste de software. Uma alternativa para amenizar tais problemas seria o uso da gamificação como recurso de apoio ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Portanto, este trabalho tem como objetivo fornecer mecanismos para apoiar o ensino de teste de software nos cursos de graduação, especificamente o teste de mutação.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/k8eW77QfHHI
Palavras-chave: Gamificação, Teste de mutação, Ensino de teste

Referências

Draylson Micael de Souza, José Carlos Maldonado, and Ellen Francine Barbosa. 2012. Aspectos de Desenvolvimento e Evolução de um Ambiente de Apoio ao Ensino de Programação e Teste de Software. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), Vol. 23.

M.E. Delamaro, J.C. Maldonado, and M. Jino. 2016. Introdução ao teste de software (2 edição ed.). Elsevier, Rio de Janeiro.

Sebastian Deterding, Dan Dixon, Rilla Khaled, and Lennart Nacke. 2011. From game design elements to gamefulness: defining"gamification". In Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: Envisioning future media environments. 9–15.

G. Fraser. 2017. Gamification of Software Testing. In 2017 IEEE/ACM 12th International Workshop on Automation of Software Testing (AST). IEEE, Buenos Aires, Argentina, 2–7.

Gordon Fraser and Andrea Arcuri. 2012. Whole Test Suite Generation. IEEE Transactions on Software Engineering 99 (01 2012)

Songhao Jia and Cai Yang. 2013. Teaching software testing based on cdio. World Transactions on Engineering and Technology Education 11, 4 (2013), 476–479.

J. M. Rojas and G. Fraser. 2016. Code Defenders: A Mutation Testing Game. In 2016 IEEE Ninth International Conference on Software Testing, Verification and Validation Workshops (ICSTW). IEEE, Chicago, 1–6)

Ian Sommerville. 2011. Engenharia de software, 9a. São Palo, SP, Brasil (2011), 63.

Armando M Toda, Ana CT Klock, Wilk Oliveira, Paula T Palomino, Luiz Rodrigues, Lei Shi, Ig Bittencourt, Isabela Gasparini, Seiji Isotani, and Alexandra I Cristea. 2019. Analysing gamification elements in educational environments using an existing Gamification taxonomy. Smart Learning Environments 6, 1 (2019), 1–14

Pedro Henrique Dias Valle, Ellen Francine Barbosa, and José Maldonado. 2015. Um mapeamento sistemático sobre ensino de teste de software. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), Vol. 26. 71.

Pedro Henrique Dias Valle. 2016. Jogos educacionais: uma contribuição para o ensino de teste de software. Ph.D. Dissertation. Universidade de São Paulo.

Pedro Henrique Dias Valle, Ellen Francine Barbosa, and Jose Carlos Maldonado. 2015. CS curricula of the most relevant universities in Brazil and abroad: Perspective of software testing education. In 2015 International Symposium on Computers in Education (SIIE). IEEE, 62–68.
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
DARIENÇO, Dario da Silva; VALLE, Pedro Henrique Dias. Um Ambiente Gamificado para o Ensino de Teste de Mutação. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 28-29. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19408.