Uma Estratégia de Avaliação de um Code Puzzle Game

Resumo


Avaliações de jogos educacionais comumente utilizam frameworks de avaliação como o E-GameFlow. Estes frameworks de modo isolado não dão conta das necessidades do processo de design de games. Nesse sentido, este resumo visa apresentar uma estratégia de Avaliação de um Code Puzzle Game por meio de um case do jogo CodeBô, apresentando formas de captura de dados, visualização do progresso, cálculo de desempenho e triangulação dos dados quantitativos e qualitativos.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/tdh5Gc3NE-I

Palavras-chave: Avaliação de Jogos, Jogos Educacionais, Estrutura de Dados, Computação e Educação

Referências

CHANDLER, Heather M. Manual de produção de jogos digitais. Bookman Editora, 2009.

RABIN, Steve et al. Introdução ao desenvolvimento de games. Cengage Learning, São Paulo, SP, 2011.

AARSETH, E. J. O jogo da investigação: Abordagens metodológicas à análise de jogos. Edições Universitárias Lusófonas, 2001.

FU, Fong Ling; SU, Rong Chang; YU, Sheng Chin. EGameFlow: A scale to measure learners’ enjoyment of e learning games. Computers & Education, v. 52, n. 1, p. 101-112, 2009.

GOMES, Luan Silva; ARAUJO, Luis Gustavo Jesus. CodeBô: Um puzzle game educacional sobre Estrutura de Dados. In: Anais Estendidos do I Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, 2021. p. 37-38.

HORN, Britton et al. Opening the black box of play: Strategy analysis of an educational game. In: Proceedings of the 2016 Annual Symposium on Computer Human Interaction in Play. 2016. p. 142-153.
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
MACHADO, Antônio Henrique P. S. P.; ARAUJO, Luis Gustavo J.. Uma Estratégia de Avaliação de um Code Puzzle Game. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 30-31. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19409.