CAT (Custom Assessment Tool): Assistindo Professores na Avaliação da Aprendizagem do Pensamento Computacional

  • Eder Jacques Porfírio Farias Universidade Federal do Ceará
  • Windson Viana de Carvalho Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0002-8627-0823
  • Alysson Diniz dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza Universidade Federal do Ceará

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de tese de doutorado que tem como objetivo principal o desenvolvimento e avaliação de uma plataforma para assistir professores na montagem de roteiros de avaliação da aprendizagem do Pensamento Computacional (PC). O instrumento de avaliação disponibilizado pela ferramenta será suficientemente abrangente para ser utilizado por professores e/ou estudantes durante a avaliação (ou autoavaliação) em três níveis (Diagnóstica, Formativa e Somativa). A ideia é que o instrumento gerado aborde as quatro dimensões do PC e será construído seguindo a abordagem proposta por Stufflebeam (1960) conhecida como CIPP (Context, Input, Process, Product). Pretendemos avaliar se a utilização dessa plataforma, pode fazer com que os professores sejam capazes entender e realizar a avaliação da aprendizagem do PC de forma adequada e abrangente. Esperamos que o desenvolvimento desse trabalho possa contribuir de forma decisiva na maneira de como os professores realizam a avaliação das habilidades que compõem o PC, ajudando assim, a consolidá-lo como uma competência essencial a ser desenvolvida pelo cidadão contemporâneo.
Palavras-chave: Educação de computação, Pensamento Computacional, Avaliação da Aprendizagem

Referências

Gavin Ambrose and Paul Harris. 2016. Design thinking: Coleção design básico. Bookman Editora.

Valerie Barr and Chris Stephenson. 2011. Bringing computational thinking to K-12: what is Involved and what is the role of the computer science education community? Acm Inroads 2, 1, 48–54.

Rafael Castoldi and Celso Aparecido Polinarski. 2009. A utilização de recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia 684.

Lucas de Lima Sousa, Eder Jacques Farias, and Windson Viana de Carvalho. 2020. Programação em Blocos Aplicada no Ensino do Pensamento Computacional: Um Mapeamento Sistemático. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 1513–1522.

Eder Jacques Farias, Windson Viana de Carvalho, Maria Elisa Gomes de Matos, George Rodrigues, Jerry Macedo Castro, and Alysson Diniz dos Santos. 2020. Pensamento Computacional e a Ação Computacional por Ensino Remoto: Um relato de experiência de uso do AppInventor em meio a pandemia de COVID-19. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 1523–1532.

Rozelma França and Patrícia Tedesco. 2017. Pensamento computacional sob a perspectiva de licenciandos em computação. In Anais do Workshop de Informática na Escola, Vol. 23. 795–804.

Anabela Jesus Gomes and António José Mendes. 2015. À procura de um contexto para apoiar a aprendizagem inicial de programação. Educação, Formação & Tecnologias-ISSN 1646-933X 8, 1, 13–27.

Luisa Greifenstein. 2021. Effective Feedback on Elementary School Scratch Programs. In Proceedings of the 17th ACM Conference on International Computing Education Research. 417–418.

Ruohan Liu, Feiya Luo, and Maya Israel. 2021. What Do We Know about Assessing Computational Thinking? A New Methodological Perspective from the Literature. In Proceedings of the 26th ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education V. 1. 269–275.

Mariano Pimentel, Denise Filippo, and Flávia Maria Santoro. 2019. Design Science Research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação. Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Concepção da Pesquisa. Porto Alegre: SBC

Marcos Román-González, Jesús Moreno-León, and Gregorio Robles. 2019. Combining assessment tools for a comprehensive evaluation of computational thinking interventions. In Computational thinking education. Springer, Singapore, 79–98.

Marcos Román-González, Juan-Carlos Pérez-González, and Carmen JiménezFernández. 2017. Which cognitive abilities underlie computational thinking? Criterion validity of the Computational Thinking Test. Computers in Human Behavior 72, 678–691.

Daniel L Stufflebeam. 1983. The CIPP model for program evaluation. In Evaluation models. Springer, 117–141.

Mike Tissenbaum, Josh Sheldon, and Hal Abelson. 2019. From computational thinking to computational action. Commun. ACM 62, 3, 34–36.

Arto Vihavainen, Matti Paksula, and Matti Luukkainen. 2011. Extreme apprenticeship method in teaching programming for beginners. In Proceedings of the 42nd ACM technical symposium on Computer science education. 93–98.

Christiane Gresse Von Wangenheim, Jean CR Hauck, Matheus Faustino Demetrio, Rafael Pelle, Nathalia da Cruz Alves, Heliziane Barbosa, and Luiz Felipe Azevedo. 2018. CodeMaster–Automatic Assessment and Grading of App Inventor and Snap! Programs. Informatics in Education 17, 1, 117–150.

Jeannette M Wing and Dan Stanzione. 2016. Progress in computational thinking, and expanding the HPC community. Commun. ACM 59, 7, 10–11.
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
FARIAS, Eder Jacques Porfírio; CARVALHO, Windson Viana de; SANTOS, Alysson Diniz dos; SOUZA, Jacqueline Ramos Macedo Antunes de. CAT (Custom Assessment Tool): Assistindo Professores na Avaliação da Aprendizagem do Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - DOUTORADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 32-35. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19410.