CAT (Custom Assessment Tool): Assistindo Professores na Avaliação da Aprendizagem do Pensamento Computacional

  • Eder Jacques Porfírio Farias Universidade Federal do Ceará
  • Windson Viana de Carvalho Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0002-8627-0823
  • Alysson Diniz dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Jacqueline Ramos Macedo Antunes de Souza Universidade Federal do Ceará

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de tese de doutorado que tem como objetivo principal o desenvolvimento e avaliação de uma plataforma para assistir professores na montagem de roteiros de avaliação da aprendizagem do Pensamento Computacional (PC). O instrumento de avaliação disponibilizado pela ferramenta será suficientemente abrangente para ser utilizado por professores e/ou estudantes durante a avaliação (ou autoavaliação) em três níveis (Diagnóstica, Formativa e Somativa). A ideia é que o instrumento gerado aborde as quatro dimensões do PC e será construído seguindo a abordagem proposta por Stufflebeam (1960) conhecida como CIPP (Context, Input, Process, Product). Pretendemos avaliar se a utilização dessa plataforma, pode fazer com que os professores sejam capazes entender e realizar a avaliação da aprendizagem do PC de forma adequada e abrangente. Esperamos que o desenvolvimento desse trabalho possa contribuir de forma decisiva na maneira de como os professores realizam a avaliação das habilidades que compõem o PC, ajudando assim, a consolidá-lo como uma competência essencial a ser desenvolvida pelo cidadão contemporâneo.
Palavras-chave: Educação de computação, Pensamento Computacional, Avaliação da Aprendizagem

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Publicado
24/04/2022
FARIAS, Eder Jacques Porfírio; CARVALHO, Windson Viana de; SANTOS, Alysson Diniz dos; SOUZA, Jacqueline Ramos Macedo Antunes de. CAT (Custom Assessment Tool): Assistindo Professores na Avaliação da Aprendizagem do Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - DOUTORADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 32-35. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19410.