CollabProg: Um Repositório Colaborativo Aberto para Apoiar na Adoção de Metodologias Ativas no Ensino de Programação

Resumo


O ensino de programação é um desafio, pois requer que o docente direcione o estudante ao desenvolvimento de diferentes habilidades, tais como abstração do mundo real, resolução de problemas, raciocínio lógico. No entanto, a abordagem tradicional de ensino utilizada não é eficaz para isso. Nesse sentido, as Metodologias Ativas (MAs) vêm sendo adotadas pelos docentes, pois possibilitam o desenvolvimento de habilidades, reflexão sobre as práticas realizadas, explorar atitudes, valores pessoais e o aprender-fazendo. O objetivo desta pesquisa é apoiar os docentes na adoção de MAs no ensino de programação. A metodologia utilizada nesta pesquisa é baseada nas diretrizes do Design Science Research que guiará a condução dos estudos, a criação e avaliação do artefato proposto. A principal contribuição para a base de conhecimento é o próprio repositório colaborativo aberto para apoiar o docente na adoção de MAs no ensino de programação, a metodologia da pesquisa usada neste trabalho e o design dos estudos experimentais conduzidos.
Palavras-chave: Ensino de programação, Metodologias ativas, Computação

Referências

Razzaqul Ahshan. 2021. A framework of implementing strategies for active student engagement in remote/online teaching and learning during the COVID-19 pandemic. Education Sciences 11, 9, 483.

Alan César Belo Angeluci, Gabriela Leal Redigolo, Paulo Sergio Felix da Silva, and Patrícia Jaqueline Arakaki. 2020. DESIGN SCIENCE RESEARCH COMO MÉTODO PARA PESQUISAS EM TIC NA EDUCAÇÃO. In Anais do CIET: EnPED: 2020-(Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância).

Lilian Bacich and José Moran. 2018. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora.

Nara Martini Bigolin, Sidnei Renato Silveira, Cristiano Bertolini, Iara Carnevale de Almeida, Marlise Geller, Fábio José Parreira, Guilherme Bernardino da Cunha, and Ricardo Tombesi Macedo. 2020. Metodologias Ativas de Aprendizagem: um relato de experiência nas disciplinas de programação e estrutura de dados. Research, Society and Development 9, 1, e74911648–e74911648

Ivanilse Calderon, Williamson Silva, and Eduardo Feitosa. 2021. Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o uso de Metodologias Ativas durante o Ensino de Programação no Brasil. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 1152–1161.

Ronney Moreira de Castro and Sean Siqueira. 2019. ALCASYSTEM-Um Portal com Técnicas de Aprendizagem Ativa para Disciplinas da Área da Computação. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Vol. 8. 1243.

Ronney Moreira de Castro and Sean Siqueira. 2019. Técnicas alternativas de ensino (aprendizagem ativa) para disciplinas da computação: Um mapeamento sistemático no contexto brasil. In Anais do Workshop de Informática na Escola, Vol. 25. 1409–1413.

Aline Diesel, Alda Leila Santos Baldez, and Silvana Neumann Martins. 2017. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema 14, 1, 268–288.

Jesse Eickholt. 2018. Barriers to active learning for computer science faculty. arXiv preprint arXiv:1808.02426

Laís Freire, Jarbele Coutinho, Verônica Lima, and Náthalee Lima. 2019. Uma Proposta de Encontros de Tutoria Baseada em Metodologias Ativas para Disciplinas de Programação Introdutória. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Vol. 8. 298.

Alan Hevner and Samir Chatterjee. 2010. Design science research in information systems. In Design research in information systems. Springer, 9–22

Asanthika Imbulpitiya, Nuwan Kodagoda, Anjalie Gamage, and Kushnara Suriyawansa. 2019. Using active learning integrated with pedagogical aspects to enhance student’s learning experience in programming and related concepts. In International Conference on Interactive Collaborative Learning. Springer, 218–228.

Essi Lahtinen, Kirsti Ala-Mutka, and Hannu-Matti Järvinen. 2005. A study of the difficulties of novice programmers. Acm sigcse bulletin 37, 3, 14–18.

José Lima, Fernanda Alencar, and Wylliams Santos. 2021. A Preliminary Guide for Assertive Selection of Active Methodologies in Software Engineering Education. In Brazilian Symposium on Software Engineering. 170–179

Andrew Luxton-Reilly, Ibrahim Albluwi, Brett A Becker, Michail Giannakos, Amruth N Kumar, Linda Ott, James Paterson, Michael James Scott, Judy Sheard, and Claudia Szabo. 2018. Introductory programming: a systematic literature review. In Proceedings Companion of the 23rd Annual ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education. 55–106

Irene Manotas, Christian Bird, Rui Zhang, David Shepherd, Ciera Jaspan, Caitlin Sadowski, Lori Pollock, and James Clause. 2016. An empirical study of practitioners’ perspectives on green software engineering. In 2016 IEEE/ACM 38th International Conference on Software Engineering (ICSE). IEEE, 237–248.

Rodrigo Medeiros, Marcos Doarte, José Viterbo, Cristiano Maciel, and Clodis Boscarioli. 2021. Uma Análise Comparativa entre Repositórios de Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 213–224.

Joel Michael. 2007. Faculty perceptions about barriers to active learning. College teaching 55, 2, 42–47.

José Morán. 2015. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens 2, 1, 15–33

Elisa L Park and Bo Keum Choi. 2014. Transformation of classroom spaces: Traditional versus active learning classroom in colleges. Higher Education 68, 5, 749–771.

Adalbert Gerald Soosai Raj, Jignesh Patel, and Richard Halverson. 2018. Is More Active Always Better for Teaching Introductory Programming?. In 2018 International Conference on Learning and Teaching in Computing and Engineering (LaTICE). IEEE, 103–109.

Maria Ivanilse Calderon Ribeiro and Odette Mestrinho Passos. 2020. A Study on the Active Methodologies Applied to Teaching and Learning Process in the Computing Area. IEEE Access 8, 219083–219097.

Williamson Silva, Bruno Gadelha, Igor Steinmacher, and Tayana Conte. 2020. Towards an open repository for teaching software modeling applying active learning strategies. In 2020 IEEE/ACM 42nd International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training (ICSE-SEET). IEEE, 162–172.

Williamson Alison Freitas Silva et al. 2020. OPENSMALS: um repositório aberto para auxiliar no ensino de modelagem de software empregando estratégias de aprendizagem ativa.

Roel Wieringa. 2009. Design science as nested problem solving. In Proceedings of the 4th international conference on design science research in information systems and technology. 1–12

Roel J Wieringa. 2014. Design science methodology for information systems and software engineering. Springer

Diego Teixeira Witt, Avanilde Kemczinski, and Luciane Mulazani dos Santos. 2018. Resolução de problemas: Abordagens aplicadas no ensino de computação. Anais do Computer on the Beach, 731–740
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
CALDERON, Ivanilse; SILVA, Williamson; FEITOSA, Eduardo. CollabProg: Um Repositório Colaborativo Aberto para Apoiar na Adoção de Metodologias Ativas no Ensino de Programação. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - DOUTORADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 36-39. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19411.