Usando sistemas colaborativos em recursos educacionais: um estudo de caso na educação superior em computação
Resumo
O ensino de computação possui tópicos extensos e complexos, muito teóricos e abstratos que dependem da capacidade de raciocínio lógico dos alunos, podendo dificultar suas jornadas educacionais. Recursos educacionais vêm sendo utilizados para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem, mas, geralmente, são focados no uso individual sem promover a melhora do conhecimento de todos os alunos, independentemente dos seus níveis de conhecimento. A colaboração no processo de ensino e aprendizagem apresenta-se como uma possível solução para este problema, mas a grande maioria dos trabalhos neste contexto não fornecem maiores detalhes da condução dos experimentos, impossibilitando sua reaplicação e reavaliação. Assim, este projeto propõe a análise e relacionamento das técnicas colaborativas com as disciplinas da área de computação para desenvolvimento de planos de aula que possibilitarão a reaplicação e reavaliação dos experimentos em outros contextos.
Palavras-chave:
Ensino computação, Colaboração, Técnicas colaborativas, Planos de aula computacionais
Referências
Barkley, E. F.; Cross, K. P.; Major, C. H. Collaborative Learning Techniques: A Handbook for College Faculty. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2014.
Castro, A.; Menezes, C. Aprendizagem colaborativa com suporte computacional. In Fuks, H.; Pimentel, M. Sistemas Colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. cap.9, p.135-156.
Fuks, H., Raposo, A.B., Gerosa, M.A. & Lucena, C.J.P. Applyingthe 3C Model to Groupware Development, In: International Journal of Cooperative Information Systems (IJCIS), v.14, n.2-3, Jun-Sep 2005, World Scientific, ISSN 0218-8430, p.299-328, 2005.
Kollar, I.; Fischer, F.; Hesse, F.W. Collaboration scripts-a conceptual analysis. In Educational Psychology Review, Vol.18, No.2, p.159-185. DOI: 10.1007/s10648-006-9007-2.
Sociedade Brasileira de Computação, Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Computação, 2005. 16 páginas. [link].
Sociedade Brasileira de Computação, Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação 2017, 2017. 152 páginas. [link].
Stahl, G., Koschmann, T., Suthers, D. Computer-supported collaborative learning: An historical perspective. In R. K. Sawyer (Ed.), Cambridge handbook of the learning sciences. Cambridge, UK, 2006, p. 409-426.
Tiosso, F. Utilização de objetos de aprendizagem para melhoria da qualidade do ensino de hierarquia de memória. Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC-USP, 2015.
Castro, A.; Menezes, C. Aprendizagem colaborativa com suporte computacional. In Fuks, H.; Pimentel, M. Sistemas Colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. cap.9, p.135-156.
Fuks, H., Raposo, A.B., Gerosa, M.A. & Lucena, C.J.P. Applyingthe 3C Model to Groupware Development, In: International Journal of Cooperative Information Systems (IJCIS), v.14, n.2-3, Jun-Sep 2005, World Scientific, ISSN 0218-8430, p.299-328, 2005.
Kollar, I.; Fischer, F.; Hesse, F.W. Collaboration scripts-a conceptual analysis. In Educational Psychology Review, Vol.18, No.2, p.159-185. DOI: 10.1007/s10648-006-9007-2.
Sociedade Brasileira de Computação, Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia de Computação, 2005. 16 páginas. [link].
Sociedade Brasileira de Computação, Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação 2017, 2017. 152 páginas. [link].
Stahl, G., Koschmann, T., Suthers, D. Computer-supported collaborative learning: An historical perspective. In R. K. Sawyer (Ed.), Cambridge handbook of the learning sciences. Cambridge, UK, 2006, p. 409-426.
Tiosso, F. Utilização de objetos de aprendizagem para melhoria da qualidade do ensino de hierarquia de memória. Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC-USP, 2015.
Publicado
24/04/2022
Como Citar
TIOSSO, Fernando; BRUSCHI, Sarita Mazzini.
Usando sistemas colaborativos em recursos educacionais: um estudo de caso na educação superior em computação. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - DOUTORADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 40-43.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19412.