Proposta de Um Modelo Gamificado Com Elementos de RPG de Mesa para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional
Resumo
Estratégias gamificadas têm sido discutidas para ensino do Pensamento Computacional (PC). Este trabalho propõe uma análise através do modelo UTAUT para averiguar a aceitação da metodologia gamificada no desenvolvimento do PC. Metodologicamente, a primeira etapa foi o mapeamento sistemático da literatura, seguida da preparação do material e da aplicação de oficinas online para ensino do pensamento computacional. Os resultados parciais apontam para diversas abordagens gamificadas no ensino de PC.
Palavras-chave:
Pensamento computacional, Gamificação, RPG
Referências
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Publicado
24/04/2022
Como Citar
CASTRO, Felipe Túlio de; SANTOS, Caroline Queiroz; VILLELA, Maria Lúcia Bento.
Proposta de Um Modelo Gamificado Com Elementos de RPG de Mesa para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 50-52.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19415.