Proposta de Um Modelo Gamificado Com Elementos de RPG de Mesa para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional

Resumo


Estratégias gamificadas têm sido discutidas para ensino do Pensamento Computacional (PC). Este trabalho propõe uma análise através do modelo UTAUT para averiguar a aceitação da metodologia gamificada no desenvolvimento do PC. Metodologicamente, a primeira etapa foi o mapeamento sistemático da literatura, seguida da preparação do material e da aplicação de oficinas online para ensino do pensamento computacional. Os resultados parciais apontam para diversas abordagens gamificadas no ensino de PC.
Palavras-chave: Pensamento computacional, Gamificação, RPG

Referências

Paul E Anderson, Thomas Nash, and Renée McCauley. 2015. Facilitating programming success in data science courses through gamified scaffolding and learn2mine. In Proceedings of the 2015 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education. 99–104.

Ian Arawjo, Cheng-Yao Wang, Andrew C Myers, Erik Andersen, and François Guimbretière. 2017. Teaching programming with gamified semantics. In Proceedings of the 2017 CHI conference on human factors in computing systems. 4911–4923.

Jhon Edilberto Monroy Barrios, Diego Alonso Iquira Becerra, Fabián Hugo Rucano Páucar, and Fabiola Mary Talavera Mendoza. 2018. Matelogic: Interactive mathematical learning based on challenges. In Proceedings of the 6th international conference on information and education technology. 61–65.

Elisa M Castro, Tiemi C Sakata, and Luciana AM Zaina. 2019. Explorando o potencial da interação NUI em um jogo de pensamento computacional para crianças. Revista Brasileira de Informática na Educação 27, 140.

Ahemenson Cavalcante, Leonardo Dos Santos Costa, and Ana Liz Araujo. 2016. Um Estudo de Caso Sobre Competências do Pensamento Computacional Desenvolvidas na Programação em Blocos no Code. Org. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Vol. 5. 1117.

Tunyaboon Choolarb, Jakkrit Premsmith, and Panita Wannapiroon. 2019. Imagineering Gamification using Interactive Augmented Reality to develop Digital Literacy Skills. In Proceedings of the 2019 The 3rd International Conference on Digital Technology in Education. 39–43.

Daniel Coore and Daniel Fokum. 2019. Facilitating course assessment with a competitive programming platform. In Proceedings of the 50th ACM Technical Symposium on Computer Science Education. 449–455.

Tatyane Souza Calixto da Silva, Jeane Cecília Bezerra de Melo, and Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco. 2018. Um modelo para promover o engajamento estudantil no aprendizado de programação utilizando gamification. Revista Brasileira de Informática na Educação 26, 03, 120.

Simone de Sousa Borges, Macedo Reis Helena, Vinicius H. S. Durelli, I. Bittencourt, Patrícia A. Jaques, and Seiji Isotani. 2013. Gamificação aplicada à educação: Um mapeamento sistemático. In Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013). Brasil. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.234.39

Rosemary Garris, Robert Ahlers, and James E Driskell. 2002. Games, motivation, and learning: A research and practice model. Simulation & gaming 33, 4, 441–467.

Anabela Gomes, Joana Henriques, and António Mendes. 2008. Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. Educação, Formação & Tecnologias-ISSN 1646-933X 1, 1, 93–103.

Hadi Hosseini and Laurel Perweiler. 2019. Are You Game?. In Proceedings of the 50th ACM Technical Symposium on Computer Science Education. 866–872.

Daiki Isayama, Masaki Ishiyama, Raissa Relator, and Koichi Yamazaki. 2016. Computer science education for primary and lower secondary school students: Teaching the concept of automata. ACM Transactions on Computing Education (TOCE) 17, 1, 1–28.

Cagin Kazimoglu. 2020. Enhancing Confidence in Using Computational Thinking Skills via Playing a Serious Game: A Case Study to Increase Motivation in Learning Computer Programming. IEEE Access 8, 221831–221851.

Nedson Vieira Nascimento. 2019. Heuristicidade: um software educacional baseado em Role-playing Game para exercitar princípios de usabilidade de software por analogias. B.S. thesis. Brasil.

Placida Oliveira, Jonnhy Marques, Simone Cavalheiro, Luciana Foss, Renata Reiser, Andre Du Bois, Clause Piana, and Ana Rita Mazzini. 2021. Jogo de RPG para o Desenvolvimento de Habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 41–50.

Sandy Petersen. 1981. Chamado de Cthulhu: Guia do Investigador (1 ed.). New Order Editora.

Fernanda Pires, Fabio Michel Maquine Lima, Rafaela Melo, João Ricardo Serique Bernardo, and Rosiane de Freitas. 2019. Gamification and Engagement: Development of Computational Thinking and the Implications in Mathematical Learning. In 2019 IEEE 19th International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), Vol. 2161. IEEE, 362–366.

André Raabe, Adriana Salvador Zanini, André Luiz Maciel Santana, and Marli Fátima Vick Vieira. 2016. Influência dos enunciados na resolução de problemas de programação introdutória. Revista Brasileira de Informática na Educação 24, 1, 66.

Wagner Luiz Schmit. 2008. RPG e Educação: alguns apontamentos teóricos. Universidade Estadual de Londrina.

Camila Maria Sitko, Bryan Rafael Dall Pozzo, and Cristina Costa Lobo. 2019. Jornada a Marte: adaptação do RPG para o ensino de Física/Astronomia. Revista EDaPECI 19, 2, 134–149.

Pornpon Thamrongrat and Effie Lai-Chong Law. 2020. Analysis of The Motivational Effect of Gamified Augmented Reality Apps for Learning Geometry. In 32nd Australian Conference on Human-Computer Interaction. 65–77.vV. Venkatesh, M. Morris, G. Davis, and F. D. Davis. 2003. User acceptance of information technology: toward a unified view. MIS Quarterly 27, 3, 425–478.

Christiane Gresse von Wangenheim, Giselle Araújo, Silva de Medeiros, Raul Missfeldt Filho, Giani Petri, Fernando da Cruz Pinheiro, M Nathalie F Ferreira, and Jean CR Hauck. 2019. Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo de Tabuleiro para Ensinar o Conceito de Algoritmos na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática na Educação 27, 03, 310–335.

Humberto Zanetti and Claudio Oliveira. 2015. Práticas de ensino de Programação de Computadores com Robótica Pedagógica e aplicação de Pensamento Computacional. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Vol. 4. 1236.
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
CASTRO, Felipe Túlio de; SANTOS, Caroline Queiroz; VILLELA, Maria Lúcia Bento. Proposta de Um Modelo Gamificado Com Elementos de RPG de Mesa para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 50-52. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19415.