Revelando Competências no PBL Aplicado ao Ensino de Computação: Uma Solução Baseada em IA para Alinhamento Construtivo entre Objetivos Educacionais e Feedbacks dos Estudantes

Resumo


Existe uma demanda crescente por modelos de ensino que ultrapassem o ensino baseado em conhecimento. Nesse sentido, surge a educação baseada em competências que envolve o desenvolvimento destas nos alunos sob a ótica de conhecimentos, habilidades e atitudes. Considerando esse modelo, é necessário acompanhar tais atributos de forma que se possa verificar o alcance destes pelos alunos. Em geral, esse acompanhamento é realizado a partir de feedbacks dos alunos e exige muito esforço. Nesse contexto, processar feedbacks envolve dificuldades relacionadas ao esforço, a carga de trabalho e ao tempo gasto para a efetivação de melhorias. Assim, esta pesquisa propõe a criação e aplicação de uma solução de processamento de feedbacks subjetivos baseada em IA, que auxiliará o professor a realizar o acompanhamento de competências. O método Design Science Research foi adotado para construção da solução, enquanto que sua avaliação será realizada por meio de grupo focal e entrevistas com especialistas.
Palavras-chave: Educação em Computação, PBL, Alinhamento Construtivo, Análise de Feedbacks, Inteligência Artificial

Referências

Force, CC2020 Task. 2020. Computing Curricula 2020: Paradigms for Global Computing Education. Retrieved December 20, 2021 from: https://dl.acm.org/citation.cfm?id=3467967

Chiavenato, Idalberto. 2008. Gestão de pessoas. Elsevier Brasil.

Biggs, John. 2001. Constructive alignment. Retrieved April 6 2001.

Hoddinott, John. 2000. Biggs’ constructive alignment: evaluation of a pedagogical model applied to a web course. EdMedia Innovate Learning. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE)

Blackmore, Jill. 2009. Academic pedagogies, quality logics and performative universities: Evaluating teaching and what students want. Studies in higher education 34.8 857-872

Wieringa, R. Design science as nested problem solving. New York, ACM, 2009.

Masala, Mihai, Ruseti , Stefan, Dascalu , Mihai, and Dobre. 2021. Ciprian. Extracting and Clustering Main Ideas from Student Feedback Using Language Models. International Conference on Artificial Intelligence in Education. Springer, Cham.

Andersen, Eskil, Hüttel, Hans, and Gnaur,Dorina. 2021. Going online: Student perspectives in a problem-based learning environment during the pandemic." 20th European Conference on e-Learning, ECEL 2021. Academic Conferences and Publishing International.

Brumm, Thomas J., et al.. 2006. Competency-based outcomes assessment for agricultural engineering programs. International Journal of Engineering Education, v. 22, n. 6, p. 1163

Sistermans, Ilse Johanna. Integrating competency-based education with a case-based or problem-based learning approach in online health sciences. Asia Pacific Education Review, v. 21, n. 4, p. 683-696, 2020.

Cain, Andrew; Babar, Muhammad Ali. 2016. Reflections on applying constructive alignment with formative feedback for teaching introductory programming and software architecture. In: Proceedings of the 38th International Conference on Software Engineering Companion. p. 336-345.

Gomes, Maria Elasir S.; Barbosa, Eduardo F. 1999. A técnica de grupos focais para obtenção de dados qualitativos. Revista Educativa, v. 1, n. 7.
Publicado
24/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
MAIA, Davi José Mendes; SANTOS, Simone Cristiane dos. Revelando Competências no PBL Aplicado ao Ensino de Computação: Uma Solução Baseada em IA para Alinhamento Construtivo entre Objetivos Educacionais e Feedbacks dos Estudantes. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 53-55. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19416.