Percepções do ensino de IHC: análises e aplicação prática

Resumo


Este projeto de pesquisa busca inicialmente investigar o panorama do ensino de Interação Humano-Computador (IHC) nos cursos de graduação em computação brasileiros. Essa investigação será realizada a partir dos anais do Workshop sobre o Ensino de IHC (WEIHC). A partir dos resultados obtidos, serão selecionados elementos metodológicos que servirão de base para elaboração de um plano de ensino que posteriormente norteará as aulas de IHC em uma turma do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação de uma instituição de ensino superior. Como resultado dessa aplicação, espera-se contribuir no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de IHC em cursos de graduação em Computação, por meio de recomendações de melhores práticas.
Palavras-chave: Ensino de IHC, Interação Humano-Computador, WEIHC

Referências

Yuska Paola Costa Aguiar. 2020. Competição de Design da Interação para Mentoria Pós-Disciplina na Graduação: Ideação e Desafios. In Anais Estendidos do XIX Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. SBC, 19–24.

Fabiane Benitti and Leonardo Sommariva. 2012. Investigando o ensino de IHC no contexto da computação: o que e como é ensinado. In Workshop sobre Ensino de IHC (WEIHC), Vol. 967. 33–38.

Sílvia Amélia Bim, Raquel O Prates, Milene Selbach Silveira, and Marco Winckler. 2011. Ensino de IHC-Atualizando as Discussões sobre a Experiência Brasileira. In Anais do XIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI). SBC, Porto Alegre.

Clodis Boscarioli, Milene Silveira, Raquel Prates, Silvia Bim, and Simone Barbosa. 2014. Currículos de IHC no brasil: panorama atual e perspectivas. In Anais do XXII Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 40–49.

Clodis Boscarioli, Luciana AM Zaina, Sílvia Amélia Bim, Simone Diniz Junqueira Barbosa, and Milene S Silveira. 2016. HCI Education in Brazil from the Results of theWorkshop on Teaching of HCI. In Proceedings of the 15th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. 1–4.

Erica Rodrigues de Oliveira. 2020. IHC no Ensino Remoto Emergencial: Relato de Experiência. In Anais Estendidos do XIX Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. SBC, 31–36.

Luciana Mara Freitas Diniz, Marcus Vinícius Pereira, Lucas Júnior Dias de Paula, and Eduardo César de Melo Silva. 2020. Aprendizado Baseado em Projetos em IHC (presencial e remoto): prototipação segundo as heurísticas de Nielsen. In Anais Estendidos do XIX Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. SBC, 13–18.

Taciana Pontual Falcão. 2014. Aprender Fazendo: o Protagonismo Estudantil como Prática Pedagógica de Design Centrado no Usuário. In Anais do VWorkshop sobre Ensino de IHC-XIII Simposio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (WEIHC 2014). Foz do Iguaçi, PR. 01–05.

Tatiana Engel Gerhardt and Denise Tolfo Silveira. 2009. Métodos de pesquisa. Plageder.

Antonio Carlos Gil et al. 2002. Como elaborar projetos de pesquisa. Vol. 4. Atlas São Paulo.

Luã Marcelo Muriana, Mauro Dalle Lucca Tosi, and Julio Cesar dos Reis. 2019. Aprendendo via o Papel de Designer e de Stakeholder: Uma Estratégia Pedagógica para Ensino de IHC. In Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. SBC, 88–93.

Izac Sidarta and Ticianne Darin. 2020. GAPI: Um guia online para apoio ao ensino de métodos de pesquisa com usuários. In Anais Estendidos do XIX Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. SBC, 37–42.

Milene Selbach Silveira and Raquel Oliveira Prates. 2007. Uma Proposta da Comunidade para o Ensino de IHC no Brasil. In XIV Workshop sobre Educação em Computação, Vol. 1. 76–84.

Michel Thiollent. 1988. Metodologia da pesquisa-ação. In Metodologia da pesquisa-ação. 108–108.

Avelino Francisco Zorzo, Daltro Nunes, Ecivaldo Matos, Igor Steinmacher, Renata Mendes de Araujo, Ronaldo Correia, and Simone Martins. 2017. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação.
Publicado
24/04/2022
MARTINS, Danilo Silveira; VILLELA, Maria Lúcia Bento. Percepções do ensino de IHC: análises e aplicação prática. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 2. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 56-58. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2022.19417.