Ideias para uso do Google Colab no Ensino de Computação

Resumo


O Google Colab vem sendo amplamente utilizado pela comunidade de programadores. Porém, a maior parte dos usuários fazem uso de laboratórios para ensino e pesquisa nos domínios de aprendizado de máquina e inteligência artificial. Este trabalho traz novas ideias para explorar a grande diversidade de recursos que o Colab pode oferecer mas são poucos explorados. Através do uso do próprio Colab criamos uma série de atividades para a comunidade docente desenvolver laboratórios de aula. Além de Python, mostraremos que outras linguagens podem ser incluídas, assim como é possível instalar ferramentas de linha de comandos de forma amigável. Mostraremos como gerar banco de questões para os estudantes realizarem autoavaliações dentro do ambiente e também recursos para que os professores possam monitorar o uso do ambiente.

Palavras-chave: Google Colab, Laboratório de Ensino na Nuvem, Jupyter Notebook

Referências

Michael Canesche, Lucas Bragança, Omar Paranaiba Vilela Neto, Jose A Nacif, and Ricardo Ferreira. 2021. Google Colab CAD4U: Hands-on Cloud Laboratories for Digital Design. In 2021 IEEE International Symposium on Circuits and Systems (ISCAS). IEEE, 1–5.

Ricardo Ferreira, Salles Viana Gomes de Magalhães, and José AM Nacif. 2019. Métricas e Números: Desmistificando a Programação de Alto Desempenho em GPU. Sociedade Brasileira de Computação.

Ricardo Ferreira, Jose Nacif, and Michael Canesche. 2023. Ideias para o uso do Google Colab no Ensino de Computação. [link]. [Online].

Ricardo Ferreira, Jose Nacif, Salles Magalhaes, Thales de Almeida, and Racyus Pacifico. 2015. Be a simulator developer and go beyond in computing engineering. In 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). IEEE, 1–8.

Ricardo S Ferreira, Antonio Carlos S Beck, Luigi Carro, Andre Toledo, and Aroldo Silva. 2005. A java framework to teach computer architecture. In IFIP International Working Conference on Computer-Aided Learning. Springer, 25–35.

Cristian D González-Carrillo, Felipe Restrepo-Calle, Jhon J Ramírez-Echeverry, and Fabio A González. 2021. Automatic Grading Tool for Jupyter Notebooks in Artificial Intelligence Courses. Sustainability 13, 21, 12050.

Fernando Pérez and Brian E Granger. 2007. IPython: a system for interactive scientific computing. Computing in science & engineering 9, 3, 21–29.

Dipa Soni and Ashwin Makwana. 2017. A survey on mqtt: a protocol of internet of things (iot). In International conference on telecommunication, power analysis and computing techniques (ICTPACT-2017), Vol. 20. 173–177.
Publicado
24/04/2023
FERREIRA, Ricardo; CANESCHE, Michael; NACIF, José. Ideias para uso do Google Colab no Ensino de Computação. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 12-13. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.229073.