Em direção ao desenvolvimento de um chatbot baseado em exemplos para prática de conteúdos de programação

  • Renato de Souza Garcia Universidade Federal do Pampa
  • Pedro Henrique Dias Valle Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fábio Basso Universidade Federal do Pampa
  • Williamson Silva Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0003-1849-2675

Resumo


Este trabalho tem como objetivo desenvolver e evoluir experimentalmente um chatbot educacional, ao qual deverá ser capaz de apresentar exemplos trabalhados que servirão de apoio à aprendizagem de programação. Os exemplos trabalhados apresentados serão qualificados em corretos e errôneos. O chatbot a ser desenvolvido poderá ser utilizado principalmente por discentes em disciplinas ou conteúdos iniciais de programação, fornecendo-lhes um canal passível de acesso remoto e com alta disponibilidade, capaz de responder a qualquer momento as dúvidas inerentes ao tema.

Palavras-chave: chatbot, exemplos trabalhados, aprendizagem de programação

Referências

Géssica Alves, Ayla Rebouças, and Pasqueline Scaico. 2019. Coding dojo como prática de aprendizagem colaborativa para apoiar o ensino introdutório de programação: Um estudo de caso. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 276–290

Ivanilse Calderon, Williamson Silva, and Eduardo Feitosa. 2021. Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o uso de Metodologias Ativas durante o Ensino de Programação no Brasil. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 1152–1161.

Gustavo Carreira, Leonardo Silva, António José Mendes, and Hugo Gonçalo Oliveira. 2022. Pyo, a chatbot assistant for introductory programming students. In 2022 International Symposium on Computers in Education (SIIE). IEEE, 1–6.

Fabio Clarizia, Francesco Colace, Marco Lombardi, Francesco Pascale, and Domenico Santaniello. 2018. Chatbot: An education support system for student. In International Symposium on Cyberspace Safety and Security. Springer, 291–302

Kent J Crippen and Boyd L Earl. 2007. The impact of web-based worked examples and self-explanation on performance, problem solving, and self-efficacy. Computers & Education 49, 3, 809–821.

Menal Dahiya. 2017. A tool of conversation: Chatbot. International Journal of Computer Sciences and Engineering 5, 5, 158–161.

Adrianne Veras de Almeida and Fabiola Pantoja Oliveira Araújo. 2021. AnneBot: Um Chatbot para Auxiliar no Processo de Ensino e Aprendizagem do Pensamento Computacional. In Anais Estendidos do I Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, 12–13.

Guilherme Guerino, Walter Nakamura, Leo Paschoal, Pedro Valle, and Williamson Silva. 2021. Lições Aprendidas sobre Ensino Remoto Emergencial sob a Perspectiva de Docentes dos Cursos de Computação. In Educação e ensino em diferentes espaços e áreas do conhecimento: desafios, contextos e diálogos [recurso eletrônico]. Editora Bagai, uritiba, PR, BR, 60–73. http://portal.acm.org/citation.cfm?id=887006.887010.

Veronika Kopp, Robin Stark, and Martin R Fischer. 2008. Fostering diagnostic knowledge through computer-supported, case-based worked examples: effects of erroneous examples and feedback. Medical education 42, 8, 823–829.

Andrew Luxton-Reilly, Ibrahim Albluwi, Brett A Becker, Michail Giannakos, Amruth N Kumar, Linda Ott, James Paterson, Michael James Scott, Judy Sheard, and Claudia Szabo. 2018. Introductory programming: a systematic literature review. In Proceedings Companion of the 23rd Annual ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education. 55–106

Kleopatra Mageira, Dimitra Pittou, Andreas Papasalouros, Konstantinos Kotis, Paraskevi Zangogianni, and Athanasios Daradoumis. 2022. Educational AI Chatbots for Content and Language Integrated Learning. Applied Sciences 12, 7, 3239

Sohail Iqbal Malik, Mohammed Waseem Ashfaque, Roy Mathew, Jasiya Jabbar, Rim Salim Al-Nuaimi, and Abir Alsideiri. 2022. Fostering the Learning Process in a Programming Course With a Chatbot. International Journal of Online Pedagogy and Course Design (IJOPCD) 12, 1, 1–17.

Chinedu Wilfred Okonkwo and Abejide Ade-Ibijola. 2020. Python-Bot: A Chatbot for Teaching Python Programming. Engineering Letters 29, 1.

Leo Natan Paschoal, Silvana Morita Melo, Vânia de Oliveira Neves, Tayana Uchôa Conte, and Simone do Rocio Senger de SOUZA. 2022. An experimental study on a conversational agent in software testing lessons. Informatics in Education.

Anthony V Robins. 2019. 12 Novice Programmers and Introductory Programming. The Cambridge handbook of computing education research, 327.

Sherry Ruan, Liwei Jiang, Justin Xu, Bryce Joe-Kun Tham, Zhengneng Qiu, Yeshuang Zhu, Elizabeth L Murnane, Emma Brunskill, and James A Landay. 2019. Quizbot: A dialogue-based adaptive learning system for factual knowledge. In Proceedings of the 2019 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems. 1–13.

Williamson Silva, Bruno Gadelha, Igor Steinmacher, and Tayana Conte. 2020. Towards an open repository for teaching software modeling applying active learning strategies. In 2020 IEEE/ACM 42nd International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training (ICSE-SEET). IEEE, 162–172.

Pavel Smutny and Petra Schreiberova. 2020. Chatbots for learning: A review of educational chatbots for the Facebook Messenger. Computers Education 151, 103862

Joao Eduardo Seffrin Soares and Larissa Astrogildo de Freitas. 2022. C-BOT: Um protótipo de chatterbot para o ensino de programação. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 1151–1162.

Nikol Rummel Tamara Van Gog. 2018. Example-Based Learning. In International Handbook of the Learning Sciences. Routledge

Chandra Turpen, Melissa Dancy, and Charles Henderson. 2016. Perceived affordances and constraints regarding instructors’ use of Peer Instruction: Implications for promoting instructional change. Physical Review Physics Education Research 12, 1, 010116.

Tamara Van Gog and Nikol Rummel. 2010. Example-based learning: Integrating cognitive and social-cognitive research perspectives. Educational psychology review 22, 2, 155–174.

Dina Zayan, Michał Antkiewicz, and Krzysztof Czarnecki. 2014. Effects of using examples on structural model comprehension: a controlled experiment. In Proceedings of the 36th International Conference on Software Engineering. 955–966.
Publicado
24/04/2023
Como Citar

Selecione um Formato
GARCIA, Renato de Souza; VALLE, Pedro Henrique Dias; BASSO, Fábio; SILVA, Williamson. Em direção ao desenvolvimento de um chatbot baseado em exemplos para prática de conteúdos de programação. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 14-15. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.229075.