Desenvolvendo competências: Cobertura de soft skills nos currículos de Sistema de Informação
Resumo
Este trabalho apresenta a proposta de mestrado que tem como objetivo principal entender como o desenvolvimento de soft skills (SS) necessárias aos futuros profissionais de Sistema de Informação (SI) pode ser feito pelas Instituições de Ensino Superior (IES) por meio da aprendizagem por competências. Uma análise dos currículos representativos dos cursos de Bacharelado em Sistema de Informação (BSI) servirá para caracterizar o cenário atual, evidenciando as práticas para o desenvolvimento de SS. O estudo visa relacionar as metodologias que melhor se adequam às necessidades de mercado, para elaborar um modelo de desenvolvimento de SS por competências que não esteja atrelado a uma disciplina específica do curso de BSI e que auxilie professores e IES interessadas em agregar ferramentas de desenvolvimento profissional. A proposta busca integrar conceitos geralmente associados à área de Recursos Humanos ao ensino de Computação para ampliar as alternativas de soluções.
Referências
L. F. Capretz. 2014. Bringing the human factor to software engineering. IEEE software 31, 2, 104–104.
A. Cidral, A. Kemczinski, and A. F. Abreu. 2001. A abordagem por competências na especificação do perfil do egresso do Bacharelado em Sistemas de Informação. In Anais do XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.
J. P. de Albuquerque, E. P. V. Prado, F. de Souza Coelho, and R. P. Celso. 2014. Educação em sistemas de informação no Brasil: uma análise da abordagem curricular em instituições de ensino superior brasileiras. Revista Brasileira de Informática na Educação 22, 01, 79.
R. S. Dubey and V. Tiwari. 2020. Operationalisation of soft skill attributes and determining the existing gap in novice ICT professionals. International Journal of Information Management 50, 375–386.
A. Fleury and M. T. L. Fleury. 2000. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. Ed. Atlas.
C. França and D. Mellet. 2016. Soft skills required! uma análise da demanda por competências não-técnicas de profissionais para a indústria de software e serviços. Anais do IX Fórum de Educação em Engenharia de Software (FEES 2016).
M. Galster, A. Mitrovic, S. Malinen, and J. Holland. 2022. What Soft Skills Does the Software Industry* Really* Want? An Exploratory Study of Software Positions in New Zealand. In Proceedings of the 16th ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement. 272–282.
C. Iriarte and S. Bayona Orè. 2017. Soft skills for IT project success: A systematic literature review. In International Conference on Software Process Improvement. Springer, 147–158.
P. Leidig and H. Salmela. 2020. IS2020 A Competency Model for Undergraduate Programs in Information Systems: The Joint ACM/AIS IS2020 Task Force.
P. M. Leidig and H. Salmela. 2022. The ACM/AIS IS2020 Competency Model for Undergraduate Programs in Information Systems: A Joint ACM/AIS Task Force Report. Communications of the Association for Information Systems 50, 1, 25.
L. Leonard, K. Jones, and G. Lang. 2019. Information System Curriculum versus Employer Needs: A Gap Analysis. Information Systems Education Journal 17, 5.
D. López Álvarez. 2021. El futuro de los planes de estudios en Ingeniería Informática: Una visión (muy) personal. In Actas de las XXVII Jornadas sobre la Enseñanza Universitaria de la Informática: València, 07-08 Julio 2021. Asociación de Enseñantes Universitarios de la Informática (AENUI), 1–20.
D. Oguz and K. Oguz. 2019. Perspectives on the gap between the software industry and the software engineering education. IEEE Access 7, 117527–117543.
N. Pedrosa and L. F. da Silva. 2019. A Importância Dos Soft Skills Nas Descrições Das Vagas De Gerente De Projetos De Ti. Revista Alcance 26, 1.
E. C. Ricardo. 2010. Discussão acerca do ensino por competências: problemas e alternativas. Cadernos de pesquisa 40, 605–628.
J. G. Sacristán. 2000. O Currículo-: Uma Reflexão sobre a Prática. Penso Editora.
P. Wazlawick and J. F. da Silva. 2021. Conexões entre formação empreendedora e soft skills em egressos do Bacharelado em Sistemas de Informação da AMF. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, 277–296.
R. K. Yin. 2015. Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. Bookman editora.
A. F. Zorzo, D. Nunes, E. Matos, I. Steinmacher, R. M. de Araujo, R. Correia, and S. Martins. 2017. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC).