Curricularização da Extensão: experiências e propostas para os cursos superiores de computação

  • Amanda Meincke Melo Universidade Federal do Pampa
  • Aline Vieira de Mello Universidade Federal do Pampa
  • Ecivaldo de Souza Matos Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0002-3294-8950
  • Juliana Maria Oliveira dos Santos Universidade Federal da Bahia

Resumo


A Curricularização da Extensão é um desafio que está posto aos cursos superiores em todo Brasil. Anunciada já nos Planos Nacionais de Educação 2001-2011 e 2014-2024, com a publicação da Resolução CNE/MEC 7/2018, passou a ser obrigatória a sua implantação nos cursos superiores em, pelo menos, 10% da carga horária total. Mais do que alterações em currículos, esse processo exige (re)pensar a cultura de desenvolvimento de extensão universitária, a partir de diretrizes que lhes são próprias, como interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, formação discente e transformação social. Alguns desses aspectos são abordados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação, que propõem o incentivo à extensão universitária de modo articulado ao ensino e à pesquisa, assim como formas de implementação da interdisciplinaridade, além do “desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, competências e atitudes do aluno, inclusive as adquiridas fora do ambiente acadêmico”. Contudo, ainda são poucos os relatos, mesmos nos fóruns sobre educação em Computação, que evidenciam o alinhamento das práticas extensionistas a essas diretrizes. Menos ainda são os relatos que abordam o tema da curricularização da extensão. Com este painel, propõe-se compartilhar experiências e propostas de extensionistas de duas instituições públicas de ensino superior. Busca-se, assim, contribuir para o desenvolvimento da curricularização da extensão universitária nos cursos de Computação do Brasil.
Palavras-chave: Extensão Universitária, Curricularização da Extensão, Computação

Referências

Brasil. 2018. Resolução CNE/CES nº 7 - Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Ministério da Educação.

Paulo Freire. 2021. Extensão ou Comunicação?. 25ª edição. Paz & Terra.

Avelino Zorzo, Daltro Nunes, Ecivaldo Matos, Igor Steinmacher, Jair Leite, Renata Araujo, Ronaldo Correia, Simone Martins (Org.). 2017. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras - FORPROEX. 2012. Política Nacional de Extensão Universitária.
Publicado
06/05/2023
Como Citar

Selecione um Formato
MELO, Amanda Meincke; DE MELLO, Aline Vieira; MATOS, Ecivaldo de Souza; DOS SANTOS, Juliana Maria Oliveira. Curricularização da Extensão: experiências e propostas para os cursos superiores de computação. In: PROPOSTAS DE PAINÉIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 54-55. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.229571.