Análise de Dados Emocionais e de Aprendizagem em Jogos Para Apoiar o Desenvolvimento de Habilidades de Pensamento Computacional
Resumo
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) descreve o Pensamento Computacional (PC) como um conjunto de habilidades, baseadas nos fundamentos da Ciência da Computação, que oferecem diversas contribuições para a resolução de problemas. Podemos aprender habilidades de PC por meio de diversas estratégias, dentre elas podemos destacar os jogos, plataformas atrativas que ultrapassam barreiras de gênero e idade. Quando aplicados na educação, os jogos aumentam a motivação e o interesse de aprender. A forma como aprendemos e interagimos com o mundo é multimodal, seja através de jogos ou outros ambientes de aprendizagem, o que remonta a Aprendizagem Multimodal. Ao passar por uma experiência de aprendizagem podemos ouvir sons, sentir texturas, cheiros e aromas, e manifestamos sentimentos no processo. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo evidenciar as implicações de se relacionar a Aprendizagem Multimodal e a Aprendizagem Baseada em Jogos, através da investigação de um Jogos Digitais com captura de dados, e como essa relação pode contribuir na criação de recursos eficazes para o ensino de PC.
Referências
RAABE, André Luís Alice et al. Referenciais de formação em computação: Educação básica. Sociedade Brasileira de Computação, 2017.
ISRAEL-FISHELSON, Rotem et al. A log-based analysis of the associations between creativity and computational thinking. Journal of Educational Computing Research, v. 59, n. 5, p. 926-959, 2021.
WING, Jeannette. PENSAMENTO COMPUTACIONAL–Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, 2016.
SIQUEIRA, I. C. P. et al. Normas sobre computação na educação básica–complemento à base nacional comum curricular (BNCC). Technical report, Conselho Nacional de Educação-Câmara de Educação Básica. Disponível em [link], 2022.
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Aprendizagem baseada em jogos digitais: teoria e prática. Rio de Janeiro, BG Business Graphics Editora, 2021.
BAYOUDH, Khaled et al. A survey on deep multimodal learning for computer vision: advances, trends, applications, and datasets. The Visual Computer, p. 1-32, 2021
DA SILVA, Felippe Fernandes; AYLON, Linnyer Beatryz Ruiz. MannaKDT: Uma abordagem prática para aprendizagem multimodal e multidimensional da Educação 5.0. In: Anais Estendidos do XXVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web. SBC, 2022. p. 115-118.
BABER, Chris; MELLOR, Brian. Using critical path analysis to model multimodal human–computer interaction. International Journal of Human-Computer Studies, v. 54, n. 4, p. 613-636, 2001.
CRESCENZI-LANNA, Lucrezia. Multimodal Learning Analytics research with young children: A systematic review. British Journal of Educational Technology, v. 51, n. 5, p. 1485-1504, 2020.