Incentivando Meninas ao Pensamento Computacional: Oficinas de Computação Desplugada na Educação Básica

Resumo


O projeto de extensão institucional Meninas Digitais - UFJF foi criado em 2022, como um projeto parceiro do Programa Meninas Digitais da SBC, obtendo a chancela do programa desde sua criação. A abordagem metodológica concentra-se na difusão do Pensamento Computacional (PC), uma competência essencial na solução de problemas, desenvolvimento de sistemas e compreensão do comportamento humano. A Computação Desplugada é utilizada para promover o desenvolvimento do PC, sendo uma metodologia acessível e criativa, independente das condições de infraestrutura. As atividades do projeto incluem a elaboração e a aplicação de oficinas utilizando ferramentas interativas e exposição de materiais impressos para ensinar conceitos fundamentais de Computação de maneira prática e lúdica, a disseminação de conteúdos relacionados através das mídias sociais e a criação de uma comunidade entre as meninas que já estão na graduação com realização de eventos. As ações são realizadas por alunas dos cursos de graduação do Departamento de Ciência da Computação (Licenciatura em Computação, Ciência da Computação Integral e Noturno, Sistemas de Informação e Engenharia Computacional) da UFJF. Link do Vídeo de Apresentação: https://youtu.be/zfrGZkwf1dE.

Palavras-chave: meninas na computação, pensamento computacional, computação desplugada

Referências

Christian Puhlmann Brackmann. 2017. Desenvolvimento do pensamento computacional atraves de atividades desplugadas na educação básica. Ph. D. Dissertation. [link] Accepted: 2018-01-27T02:31:26Z.

Maria Luisa R. Guimaraes et al. 2023. Estimulando o Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: Uma Abordagem para Meninas do Ensino Fundamental. In Anais do II Workshop de Pensamento Computacional e Inclusao (Passo Fundo/RS). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 87–96.

Franciele Kattermann. 2016. Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) incentiva participação de mulheres no mercado de TI. Retrieved January 25, 2024 from [link]

Raquel Lopes et al. 2023. Analise e reflexoes sobre a diferença de genero na computação: podemos fazer mais?. In Anais do Women in Information Technology (WIT). SBC, 68–79. ISSN: 2763-8626.

Lenny Pitt. 2023. Turing Tumble is Turing-Complete. Theoretical Computer Science 948, C (Feb. 2023).

Jeannette Wing. 2006. Computacional Thinking. COMMUNICATIONS OF THE ACM 49 (2006), 33–35.

Victoria T Yamashita et al. 2023. Pensamento Computacional e Jogos Digitais: Possibilidades para despertar a motivação das meninas para o estudo de programação no ensino superior. In Anais do II Workshop de Pensamento Computacional e Inclusao (Passo Fundo/RS). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 117–126.
Publicado
22/04/2024
DIAS, Lara S.; GUIMARÃES, Maria L. R.; OLIVEIRA, Alessandreia; QUINTELA, Bárbara M.. Incentivando Meninas ao Pensamento Computacional: Oficinas de Computação Desplugada na Educação Básica. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 03-04. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238673.