Conectando mulheres à Computação: Uma Abordagem baseada em jogo digital para inclusão e ensino
Resumo
Diante disso, o projeto ProgramADA procura reforçar a motivação das alunas para o estudo de programação, por meio do jogo digital ProgramADAs, além de reduzir os níveis de desistência do curso nos estágios iniciais, bem como a reprovação na disciplina de Algoritmos. Link do vídeo de apresentação: https://youtu.be/Io2cwV7AS4k?feature=shared.
Palavras-chave:
Jogo Digital, Pensamento Computacional, Igualdade de Gênero
Referências
Ana Paula Berto Bezerra, Ewerthon Dyego de Araújo Batista, Jamile Farias de Sousa, Taynná de Almeida Olegário, Eliel Bento Evangelista, and Romeryto Vieira Lira. 2022. Let’s Play: game development to aid in programming learning. (2022).
Nayara Dias dos Santos and Sabrina Marczak. 2023. Fatores de Atração, Evasão e Permanência de Mulheres nas Áreas da Computação. In Anais do XVII Women in Information Technology. SBC, 136–147.
Samuel Machado Duarte, Rafael Gomes Pinheiro, Clara Tanzarella Bacchin, Mônica da Consolaçao Machado, and Lucila Ishitani. 2021. Sucesso4me: projeto de um jogo para atrair mulheres para a área de Computaçao. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. SBC, 218–227.
Fabrizio Franzoia, Fernanda Pires, and Marcela Pessoa. 2019. Mentorando meninas iniciantes em programação: um estudo de caso. In Anais do XIII Women in Information Technology. SBC, 199–203.
Jeniffer Macena, Fernanda Pires, Marcela Pessoa, and Rafaela Melo. 2022. Hello food: um jogo para praticar conceitos de algoritmos para iniciantes na computação. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. SBC, 1066–1075
NCWIT. 2022. By The Numbers. [link] (2022).
Jakob Nielsen. 1995. How to conduct a heuristic evaluation. Nielsen Norman Group 1, 1 (1995), 8.
ProgramADA. 2023. Jogo Digital ProgramADAs. [link] (2023)
Victoria Yamashita, Mariana Ferreira, Luana Lauschner, Eduarda Nunes, Bárbara Quintela, and Alessandreia Oliveira. 2023. Pensamento Computacional e Jogos Digitais: Possibilidades para despertar a motivação das meninas para o estudo de programação no ensino superior. In Anais do II Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão (Passo Fundo/RS). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 117–126
Victoria Yamashita, Luana Lauschner, Eduarda Nunes, Luciana Campos, Luciana Brugiolo, Pedro Henrique Valle, Bárbara Quintela, and Alessandreia Oliveira. 2024. An Educational Digital Game Driven Strategy to Support the Teaching-Learning of Algorithms and Motivate Female Information Systems Students. (2024). No prelo.
Nayara Dias dos Santos and Sabrina Marczak. 2023. Fatores de Atração, Evasão e Permanência de Mulheres nas Áreas da Computação. In Anais do XVII Women in Information Technology. SBC, 136–147.
Samuel Machado Duarte, Rafael Gomes Pinheiro, Clara Tanzarella Bacchin, Mônica da Consolaçao Machado, and Lucila Ishitani. 2021. Sucesso4me: projeto de um jogo para atrair mulheres para a área de Computaçao. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. SBC, 218–227.
Fabrizio Franzoia, Fernanda Pires, and Marcela Pessoa. 2019. Mentorando meninas iniciantes em programação: um estudo de caso. In Anais do XIII Women in Information Technology. SBC, 199–203.
Jeniffer Macena, Fernanda Pires, Marcela Pessoa, and Rafaela Melo. 2022. Hello food: um jogo para praticar conceitos de algoritmos para iniciantes na computação. In Anais Estendidos do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. SBC, 1066–1075
NCWIT. 2022. By The Numbers. [link] (2022).
Jakob Nielsen. 1995. How to conduct a heuristic evaluation. Nielsen Norman Group 1, 1 (1995), 8.
ProgramADA. 2023. Jogo Digital ProgramADAs. [link] (2023)
Victoria Yamashita, Mariana Ferreira, Luana Lauschner, Eduarda Nunes, Bárbara Quintela, and Alessandreia Oliveira. 2023. Pensamento Computacional e Jogos Digitais: Possibilidades para despertar a motivação das meninas para o estudo de programação no ensino superior. In Anais do II Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão (Passo Fundo/RS). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 117–126
Victoria Yamashita, Luana Lauschner, Eduarda Nunes, Luciana Campos, Luciana Brugiolo, Pedro Henrique Valle, Bárbara Quintela, and Alessandreia Oliveira. 2024. An Educational Digital Game Driven Strategy to Support the Teaching-Learning of Algorithms and Motivate Female Information Systems Students. (2024). No prelo.
Publicado
22/04/2024
Como Citar
LAUSCHNER, Luana; YAMASHITA, Victoria Tiemi; NUNES, Eduarda; QUINTELA, Bárbara; OLIVEIRA, Alessandreia.
Conectando mulheres à Computação: Uma Abordagem baseada em jogo digital para inclusão e ensino. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 05-06.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238675.