Um Estudo sobre a Usabilidade de Produtos Acadêmicos de Software e suas Implicações para o Ensino de Computação

  • Cristina Araújo de Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
  • Andressa Bezerra Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Resumo


De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a graduação em Ciência da Computação (CC) tem sido um dos principais caminhos de habilitação buscados por aqueles que têm interesse em atuar no setor de tecnologia no país. Ainda de acordo com a mesma, o desenvolvimento de sistemas e interfaces é uma das competências-chave cultivadas ao longo do curso de CC, capacitando os graduandos a criar soluções tecnológicas intuitivas e eficientes. Com base neste contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade de produtos acadêmicos de software e investigar se o que está sendo produzido pelos estudantes está alinhado com as demandas profissionais que os mesmos encontrarão ao adentrar na indústria. Para isso, pretende-se analisar a Rede Federal de Ensino, com foco específico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Dentro deste escopo, serão avaliados todos os produtos de software desenvolvidos por estudantes do Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) e apresentados nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), defendidos dentro da instituição. A avaliação utilizará como base o conjunto heurístico proposto por Nielsen e será aplicada em um conjunto inicial de 244 TCCs, distribuídos em quatro diferentes campi da instituição. Como metodologia de pesquisa, será utilizado o Goal/Question/Metric (GQM).

Palavras-chave: Usabilidade, Produtos Acadêmicos, Ensino de Computação

Referências

NIELSEN, Jakob. Usabilidade na web. Elsevier Brasil, 2007

MARTINS, Ana Isabel et al. Avaliação de usabilidade: uma revisão sistemática da literatura. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, n. 11, p. 31, 2013.

FUCUSHIMA, Ana Ayumi; MARQUES, Ana Paula Ambrosio Zanelato; PARRÃO, Juliene Aglio O. Revisão da literatura sobre usabilidade e acessibilidade em ambiente web. ETIC-ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-ISSN 21-76-87 8498, v. 16, n. 16, 2020.

NIELSEN NORMAN GROUP, The State of UX in 2020, Obtido de: [link]. 2022, Acessado em 05/02/2024.

Brasscom. (2021). Estudo Brasscom: Impacto da Transformação Digital na Economia Brasileira. Obtido de: [link]

Van Solingen, R., Basili, V., Caldiera, G., & Rombach, H. D. (2002). Goal question metric (gqm) approach. Encyclopedia of software engineering.
Publicado
22/04/2024
MEDEIROS, Cristina Araújo de; FERREIRA, Andressa Bezerra. Um Estudo sobre a Usabilidade de Produtos Acadêmicos de Software e suas Implicações para o Ensino de Computação. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 07-08. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238784.