SpaceCode: uma gamificação para auxiliar estudantes com TEA na aprendizagem de Estruturas de Dados

Resumo


Este trabalho propõe "SpaceCode", um ambiente gamificado para auxiliar estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na aprendizagem de Estruturas de Dados (lista, fila e pilha).
Palavras-chave: Ambiente gamificado, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Estruturas de Dados

Referências

Fabrizio Honda, Rafaela Melo, Fernanda Pires, and Marcela Pessoa. 2023. RobotCode: um jogo educacional para auxiliar na aprendizagem de lógica de programação. In Anais Estendidos do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, 32–33.

Karl M Kapp. 2013. The gamification of learning and instruction fieldbook: Ideas into practice. John Wiley & Sons.

Clay Brites Luciana Brites. 2019,. Mentes únicas,. Vol. 1. Editora Gente.

Alessandra Dilair Formagio Martins and Maria Inês Bacellar Monteiro. 2017. Alunos autistas: análise das possibilidades de interação social no contexto pedagógico. Psicologia Escolar e Educacional 21 (2017), 215–224.

Ana Gabriela OLIVATI and Lucia Pereira LEITE. 2019. Experiências acadêmicas de estudantes universitários com transtornos do espectro autista: uma análise interpretativa dos relatos. Revista Brasileira de Educação Especial 25 (2019), 729–746.

Luis Roberto Ramos Aguiar, Francisco Javier Álvarez Rodríguez, Jesús Roldán Madero Aguilar, Valeria Navarro Plascencia, Luisa María Peña Mendoza, José Rodrigo Quintero Valdez, Juan Román Vázquez Pech, Adriana Mendieta Leon, and Luis Eloy Lazcano Ortiz. 2023. Implementing Gamification for Blind and Autistic People with Tangible Interfaces, Extended Reality, and Universal Design for Learning: Two Case Studies. Applied Sciences 13, 5 (2023), 3159.

Mirella Cristina Silva dos Santos, Rita de Cássia de Oliveira Lima, et al. 2020. Gamificação na educação especial: jogos digitais e não digitais no ensino-aprendizagem de estudantes autistas. (2020).
Publicado
22/04/2024
PANTOJA, André; HONDA, Fabrizio; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela. SpaceCode: uma gamificação para auxiliar estudantes com TEA na aprendizagem de Estruturas de Dados. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 09-10. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238787.