Acesso Compartilhado à Recursos Físicos com Google Colab

Resumo


Este trabalho apresenta uma proposta para proporcionar aos alunos acesso a recursos de hardware para execução de projetos, mesmo em contextos onde a disponibilidade de tais recursos é limitada. Apresentamos um ambiente virtual de programação utilizando o Google Colab. Os alunos podem submeter seus códigos para execução em um recurso de hardware compartilhado, permitindo-lhes observar a execução em tempo real em um ambiente físico real e tangível. Esta abordagem não apenas facilita o acesso a recursos físicos com disponibilidade limitada, como reduz custos e motiva os estudantes com a visualização física dos resultados.

Palavras-chave: google colab, mqtt, educação a distância, laboratorio virtual

Referências

Villar-Martínez Aitor, Javier García-Zubía, Ignacio Angulo, and Luis Rodríguez-Gil. 2022. Toward Widespread Remote Laboratories: Evaluating the Effectiveness of a Replication-Based Architecture for Real-World Multiinstitutional Usage. IEEE Access 10 (2022), 86298–86317.

Marijan Beg, Juliette Taka, Thomas Kluyver, Alexander Konovalov, Min Ragan-Kelley, Nicolas M Thiéry, and Hans Fangohr. 2021. Using Jupyter for reproducible scientific workflows. Computing in Science & Engineering 23, 2 (2021), 36–46.

Melvin Bender, Erkin Kirdan, Marc-Oliver Pahl, and Georg Carle. 2021. Open-source mqtt evaluation. In 2021 IEEE 18th Annual Consumer Communications & Networking Conference (CCNC). IEEE, 1–4

Paola Andrea Buitrago, Raúl Camacho, Harold Esneider Pérez, Oscar Jaramillo, Aitor Villar-Martinez, Luis Rodríguez-Gil, and Pablo Orduna. 2021. Mobile Arduino Robot Programming Using a Remote Laboratory in UNAD: Pedagogic and Technical Aspects. In Cross Reality and Data Science in Engineering, Michael E. Auer and Dominik May (Eds.). Springer International Publishing, Cham, 171–183.

Michael Canesche, Lucas Bragança, Omar Paranaiba Vilela Neto, Jose A Nacif, and Ricardo Ferreira. 2021. Google Colab CAD4U: Hands-on Cloud Laboratories for Digital Design. In 2021 IEEE International Symposium on Circuits and Systems (ISCAS). IEEE, 1–5.

Ricardo Ferreira, Michael Canesche, and Jerônimo Penha. 2023. Google Colab para Ensino de Computação. In Anais Estendidos do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, 46–47.

Ricardo Ferreira, Peter Jamieson, Michael Canesche, Omar Paranaiba V Neto, and José Augusto Nacif. 2024. Examples and tutorials on using Google Colab and Gradio to create online interactive student-learning modules. Computer Applications in Engineering Education (2024), DOI: 10.1002/cae.22729.

Ricardo Ferreira, Jose Nacif, and Michael Canesche. 2023. Ideias para o uso do Google Colab no Ensino de Computação. [link]. [Online].

Ricardo Ferreira, Jose Nacif, and Michael Canesche. 2023. Video - Ideias para o uso do Google Colab no Ensino de Computação. [link]. [Online]

Ricardo Ferreira, Carlos Sabino, Michael Canesche, Omar Paranaiba V Neto, and José Augusto Nacif. 2024. AIoT tool integration for enriching teaching resources and monitoring student engagement. Internet of Things (2024), 101045

Marcos Inonan, Brian Chap, Pablo Orduña, Rania Hussein, and Payman Arabshahi. 2023. RHLab scalable software defined radio (SDR) remote laboratory. In International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation. Springer, 237–248

Fernando Ferreira Passe, Vanessa Cristiny Rodrigues Vasconcelos, Michael Canesche, and Ricardo Ferreira. 2017. Perspectivas para o uso do Node-Red no Ensino de IoT. International Journal of Computer Architecture Education 6 (2017), 46–51.

Ildefonso Ruano, Elisabet Estevez, Javier Gamez, and Juan Gomez. 2023. Standards for the Integration of Online Laboratories with Learning Management Systems. IEEE Access (2023).

Muneer Bani Yassein, Mohammed Q Shatnawi, Shadi Aljwarneh, and Razan Al-Hatmi. 2017. Internet of Things: Survey and open issues of MQTT protocol. In 2017 international conference on engineering & MIS (ICEMIS). Ieee, 1–6
Publicado
22/04/2024
SABINO, Carlos Eduardo; NACIF, José A. M.; FERREIRA, Ricardo. Acesso Compartilhado à Recursos Físicos com Google Colab. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 11-12. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238794.