CodeChef: um ambiente gamificado para auxiliar estudantes com TEA na aprendizagem de Programação e Algoritmos
Resumo
Este trabalho apresenta "CodeChef", um ambiente gamificado em fase de prototipação, cujo público-alvo são estudantes universitários de cursos de computação com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sua proposta é possibilitar que o estudante pratique conteúdos introdutórios de programação e algoritmos, de maneira lúdica utilizando pseudocódigo.
Palavras-chave:
Ambiente gamificado, Estudantes universitários, Computação, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Programação e algoritmos, Pseudocódigo
Referências
Marielle Flávia do Nascimento Araújo, Isabella Korina dos Santos Barbosa, Ariany Thauan Pereira de Holanda, Cleide Santos de Moura, Julia Bryana de Barros Santos, Vitória Sousa da Silva, Isabel Torres dos Santos, Joysy Kynberlyn Gomes Campelo, Alexsandro Gomes da Silva, and Évne Maria do Nascimento Silva. 2022. Autismo, níveis e suas limitações: uma revisão integrativa da literatura. PhD Scientific Review 2, 05 (2022), 8–20.
Marcelo Luis Fardo. 2013. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote 11, 1 (2013).
Fabrizio Honda, Rafaela Melo, Fernanda Pires, and Marcela Pessoa. 2023. RobotCode: um jogo educacional para auxiliar na aprendizagem de lógica de programação. In Anais Estendidos do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, 32–33.
Azadeh Afrasiabi Navan and Ali Khaleghi. 2020. Using gamification to improve the education quality of children with autism. Revista científica 37 (2020), 90–106.
Ana Gabriela OLIVATI and Lucia Pereira LEITE. 2019. Experiências acadêmicas de estudantes universitários com transtornos do espectro autista: uma análise interpretativa dos relatos. Revista Brasileira de Educação Especial 25 (2019), 729–746.
Marcelo Luis Fardo. 2013. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote 11, 1 (2013).
Fabrizio Honda, Rafaela Melo, Fernanda Pires, and Marcela Pessoa. 2023. RobotCode: um jogo educacional para auxiliar na aprendizagem de lógica de programação. In Anais Estendidos do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, 32–33.
Azadeh Afrasiabi Navan and Ali Khaleghi. 2020. Using gamification to improve the education quality of children with autism. Revista científica 37 (2020), 90–106.
Ana Gabriela OLIVATI and Lucia Pereira LEITE. 2019. Experiências acadêmicas de estudantes universitários com transtornos do espectro autista: uma análise interpretativa dos relatos. Revista Brasileira de Educação Especial 25 (2019), 729–746.
Publicado
22/04/2024
Como Citar
VIANA, Thiago; HONDA, Fabrizio; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela.
CodeChef: um ambiente gamificado para auxiliar estudantes com TEA na aprendizagem de Programação e Algoritmos. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 13-14.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238795.