BitLand: um jogo para auxiliar na aprendizagem de medidas de grandezas na informática

Resumo


Este trabalho apresenta "BitLand", um jogo educacional que visa promover a compreensão das medidas utilizadas na informática, direcionado a alunos do 9º ano. Em um ambiente lúdico e interativo, os usuários acompanham Dionizio em uma jornada por cinco distritos, cada um focado em uma unidade de informação, desde bit até terabyte. O jogo combina exploração, coleta e desafios, oferecendo uma avaliação contínua do aprendizado, inspirado em teorias cognitivas e fundamentado nos pilares do Pensamento Computacional. Os resultados preliminares do teste emoti-SAM sugerem uma recepção positiva pelos testadores, indicando potencial para aplicação do jogo com o público-alvo.

Palavras-chave: Grandezas na Informática, Jogo Educacional, Ensino Fundamental, Pensamento Computacional

Referências

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Publicado
22/04/2024
SILVA, José Nilson B.; MACENA, Jeniffer; PIRES, Fernanda. BitLand: um jogo para auxiliar na aprendizagem de medidas de grandezas na informática. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 19-20. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238809.