As Aventuras de Manari: um jogo educacional para auxiliar na aprendizagem de matemática e pensamento computacional

Resumo


O presente artigo aborda a concepção de um jogo educacional voltado para estimular a aprendizagem em matemática, integrando o pensamento computacional e elementos regionais como o folclore brasileiro. As Aventuras de Manari trata-se de um jogo mobile no formato de plataforma, no qual as fases consistem na resolução de problemas simples de matematica básica. O tema central gira em torno das operações matemáticas, apresentadas por meio de missões atribuídas ao jogador. Está fundamentado ao Pensamento Computacional embasando-se na Teoria Cognitiva de Piaget e no Construtivismo. Destinado ao público de 8 a 10 anos de idade, o jogo se posiciona como um recurso pedagógico complementar, indicado para apoiar o ensino da Matemática.
Palavras-chave: Jogos Educacionais, Pensamento Computacional, Matemática

Referências

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Publicado
22/04/2024
FLORES, Eloína Ferreira; FREITAS, Maria Lúcia Pascarelli de; MACENA, Jeniffer; PIRES, Fernanda. As Aventuras de Manari: um jogo educacional para auxiliar na aprendizagem de matemática e pensamento computacional. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 21-22. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238810.