BeatTheCode: Um Jogo para Aprendizagem em Programação com Worked Examples

  • Bhruno Roan Leifheit Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Cassio Ceolin Junior Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • Simone de França Tonhão Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Williamson Silva Universidade Federal do Pampa (Unipampa) https://orcid.org/0000-0003-1849-2675

Resumo


Este artigo visa propor um jogo educacional como uma estratégia para estimular a aprendizagem prática dos alunos. Este jogo, em fase de design, irá propor missões baseadas em problemas reais de código, com recursos de aprendizado integrados e feedback imediato. Além disso, visa incentivar a colaboração entre os alunos, simulando contribuições para projetos de código aberto. O jogo está em desenvolvimento, com planos de expansão para outras áreas da programação e a inclusão de recursos para a personalização de personagens. Espera-se que este jogo ofereça suporte efetivo aos estudantes e forneça insights valiosos sobre o uso de exemplos de código aberto para promover engajamento, aprendizado prático e colaboração.
Palavras-chave: programação, jogo educacional, worked examples, código aberto, aprendizagem prática

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Publicado
22/04/2024
LEIFHEIT, Bhruno Roan; CEOLIN JUNIOR, Cassio; TONHÃO, Simone de França; SILVA, Williamson. BeatTheCode: Um Jogo para Aprendizagem em Programação com Worked Examples. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 25-26. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238812.