Robot Sparkle: Um sistema gamificado para exercitar conteúdos de robótica e programação

Resumo


O presente trabalho aborda a proposta de um software educacional intitulado "Robot Sparkle", cujo objetivo é auxiliar estudantes calouros de cursos de computação em matérias introdutórias de programação na aprendizagem de conteúdos de programação por meio da gamificação e da robótica.
Palavras-chave: robótica, gamificação, introdução à programação

Referências

Andréa de Freitas Avelar and Michele Tereza Marques Carvalho. 2021. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras: um guia completo: do conceito à prática. Educação Online 16, 37 (2021), 1–4.

Sally A Fincher and Anthony V Robins. 2019. The Cambridge handbook of computing education research. Cambridge UniversityPress.

Karl M Kapp. 2012. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. John Wiley&Sons

Luan Carlos Klein, Guilherme Gomes Barboza, Júlia Zimmerman Cordeiro, and Cesar Augusto Tacla. 2021. RobôFun: Lições aprendidas em um projeto de atração de novos estudantes e de redução da evasão. Revista ComInG-Communications and Innovations Gazette 5, 2 (2021), 52–63.

Michele Menezes Luiz et al. 2023. Robo4Share: aplicativo para o compartilhamento de experiências de aprendizagem usando Robótica Educacional. (2023).

Monica McGill. 2012. Learning to Program with Personal Robots: Influences on Student Motivation. ACM Transactions on Computing Education (TOCE) 12 (03 2012).

Karen Rafaelle Santos Paixão, Sandrynne Monteiro SILVA, et al. 2022. Desenvolvimento de um game digital para o ensino de robótica educacional utilizando a game Engine Unity. (2022)

Marcela Pessoa, Márcia Lima, Fernanda Pires, Gabriel Haydar, Rafaela Melo, Luiz Rodrigues, David Oliveira, Elaine Oliveira, Leandro Galvão, Bruno Gadelha, et al. 2023. A Journey to Identify Users’ Classification Strategies to Customize GameBased and Gamified Learning Environments. IEEE Transactions on Learning Technologies (2023).

Rogeria Campos Ramos. 2019. Análise de projetos de robótica para criança em idade pré-escolar desenvolvidos em escolas da região sul da cidade de São Paulo e em escolas no norte de Portugal. (2019).

Anthony V Robins. 2019. 12 novice programmers and introductory programming. The Cambridge handbook of computing education research (2019), 327.

Instituto Semesp. 2023. Mapa do Ensino Superior - 13ª edição / 2023 – Instituto Semesp. Chapter Capítulo Especial: Cenários e Perspectivas da Área de TI no Ensino Superior. [link]

Marcelo de Oliveira Vilaça. 2023. Robótica educacional de baixo custo no ensino e aprendizagem em uma perspectiva interdisciplinar: interfaces com a educação matemática. (2023).

Silvana do Rocio Zilli et al. 2004. A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. (2004).
Publicado
22/04/2024
PEDROSA, Cristiana; MIGUEL, Jean; MACENA, Jeniffer; PESSOA, Marcela; PIRES, Fernanda. Robot Sparkle: Um sistema gamificado para exercitar conteúdos de robótica e programação. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 31-32. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238817.