Utilizando a abordagem de aprendizagem baseada em problemas para treinamento de programação competitiva com estudantes do ensino médio

Resumo


Este trabalho aborda a proposta de implementação de um método de treinamento destinado a aprimorar as habilidades de programação de computadores entre estudantes do ensino médio. Este método, fundamentado no Pensamento Computacional e na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), utiliza trilhas de estudo de programação de computadores, com foco na linguagem C++. A implementação desse método está em curso em uma turma experimental composta por 80 estudantes do ensino médio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), matriculados em cursos técnicos integrado ao ensino médio em tempo integral, provenientes dos 9 campi do Instituto. O objetivo principal é preparar os estudantes para as competições de programação, como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), enquanto promove o desenvolvimento do pensamento computacional e a autonomia no aprendizado.

Palavras-chave: Programação competitiva, Olimpíadas, Maratona de Programação, OBI

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Publicado
22/04/2024
SANTOS, Camila da Cruz; ARAÚJO, Rafael Dias; PEREIRA, João Henrique de Souza. Utilizando a abordagem de aprendizagem baseada em problemas para treinamento de programação competitiva com estudantes do ensino médio. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 39-40. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.239177.