O Pensamento Computacional e a Modelagem Matemática na perspectiva da Aprendizagem Significativa: Um Resumo Estendido

Resumo


Este resumo estendido apresenta a tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. A pesquisa multimetodológica desenvolveu-se a partir de revisões narrativa e sistemática da literatura, ensaio teórico e pesquisa de campo na Educação Básica, com produção e análise de dados na perspectiva da Grounded Theory. Os resultados obtidos explicitam que a prática pedagógica fundamentada nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa contribui para o desenvolvimento do Pensamento Computacional e que este, por sua vez, pode ser mais um facilitador da Aprendizagem Significativa, em um processo dialético de contribuição, sendo que a Modelagem Matemática dá a orientação metodológica para tal, por possibilitar a mobilização da habilidade de Abstração durante as práticas.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Modelagem Matemática na Educação Matemática, Teoria da Aprendizagem Significativa

Referências

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Publicado
22/04/2024
KAMINSKI, Marcia Regina; KLÜBER, Tiago Emanuel; BOSCARIOLI, Clodis. O Pensamento Computacional e a Modelagem Matemática na perspectiva da Aprendizagem Significativa: Um Resumo Estendido. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 45-46. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238943.