O Pensamento Computacional e a Modelagem Matemática na perspectiva da Aprendizagem Significativa: Um Resumo Estendido
Resumo
Este resumo estendido apresenta a tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel. A pesquisa multimetodológica desenvolveu-se a partir de revisões narrativa e sistemática da literatura, ensaio teórico e pesquisa de campo na Educação Básica, com produção e análise de dados na perspectiva da Grounded Theory. Os resultados obtidos explicitam que a prática pedagógica fundamentada nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa contribui para o desenvolvimento do Pensamento Computacional e que este, por sua vez, pode ser mais um facilitador da Aprendizagem Significativa, em um processo dialético de contribuição, sendo que a Modelagem Matemática dá a orientação metodológica para tal, por possibilitar a mobilização da habilidade de Abstração durante as práticas.
Referências
Mutti, G. S. L. & Klüber, T. E. (2018). Formato Multipaper nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu Brasileiros das Áreas de Educação e Ensino: um panorama. In: Seminário Internacional de Pesquisas e Estudos Qualitativos. Anais. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 abr. 2024.
Kaminski, M. R., Klüber, T. E., & Boscarioli, C. (2021). Pensamento Computacional na Educação Básica: Reflexões a partir do Histórico da Informática na Educação Brasileira. Revista Brasileira De Informática Na Educação, 29, 604–633. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.604.
Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas. New York: Basic Books, 238 p.
Charmaz, K. (2009). A construção da teoria fundamentada: um guia prático para análise qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009. 265 p.
Burak, D. & Aragão, R. M. R. A Modelagem Matemática e as relações com a Aprendizagem Significativa. Curitiba: CRV, 2012. 129 p.
Ausubel, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo, 2003. Tradução: Lígia Teopisto.