Análise da Participação Feminina nos Cursos da Área de Computação: Um Olhar Sobre os Projetos do Programa Meninas Digitais - Um Resumo Estendido

Resumo


A baixa representatividade feminina e a questão da evasão nos cursos de graduação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática continuam sendo um problema mundial e historicamente conhecidos. Com o intuito de minimizar esses problemas, muitos projetos e programas são realizados, como o Programa Meninas Digitais. A democratização da educação e a inclusão das mulheres nessas áreas são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade equitativa. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a presença das mulheres nos cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em universidades brasileiras e investigar se as ações dos projetos parceiros do programa Meninas Digitais possuem influência positiva nesse cenário. A pesquisa realizada incluiu um mapeamento sistemático da literatura sobre evasão, a coleta e processamento de dados relacionados à evasão e gênero, além de análises gráficas dessas relações. A metodologia do trabalho é mista, com a coleta de dados por meio de entrevistas e questionários. Os dados são analisados com a técnica de análise de conteúdo, identificando temas e padrões nas respostas dos entrevistados e nos questionários das estudantes. Os resultados desta dissertação evidenciam o impacto positivo das iniciativas do programa Meninas Digitais na promoção da igualdade de gênero e na retenção das mulheres nos cursos de TIC. Por meio de atividades de mentoria, capacitação e networking, o programa cria um ambiente acolhedor e de apoio, fortalecendo a confiança e o comprometimento das estudantes, resultando em maior engajamento e menor evasão. A análise dos dados do INEP, dos questionários e das entrevistas revelou a importância do programa Meninas Digitais na trajetória educacional e profissional das estudantes. A participação no programa teve um impacto significativo no desempenho acadêmico, no desenvolvimento pessoal e no aprimoramento de habilidades das estudantes. Por fim, os projetos do programa Meninas Digitais desempenham um papel crucial na promoção da igualdade de gênero e na retenção das mulheres nos cursos de TIC, oferecendo suporte, capacitação e oportunidades de desenvolvimento para as estudantes.

Palavras-chave: Computação, Evasão, Meninas Digitais, Mulheres, INEP

Referências

Suzane Carvalho da Vitória Barros and Luciana Mourão. 2020. Trajetória profissional de mulheres cientistas à luz dos estereótipos de gênero. Psicologia em Estudo 25 (2020), e46325.

Guilherme Tomaselli Borchardt, Maria Teresa Silva Santos, Luciana Bolan Frigo, and Isabela Gasparini. 2022. Ferramenta de Visualizaçao de Dados do Censo da Educaçao Superior do INEP. In Anais do X Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico. SBC, 227–234.

Susan R Fisk, Tiah Wingate, Lina Battestilli, and Kathryn T Stolee. 2021. Increasing Women’s Persistence in Computer Science by Decreasing Gendered Self-Assessments of Computing Ability. In Proceedings of the 26th ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education V. 1. 464–470.

Helga Midori Iwamoto. 2022. Mulheres nas STEM: um estudo brasileiro no Diário Oficial da União. Cadernos de Pesquisa 52 (2022).

ODDS ONU. 2015. Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. United Nations: New York, NY, USA (2015).

Yulianti Talar and Jimmy Gozaly. 2020. Student Retention in Indonesian Private University. International Journal of Evaluation and Research in Education 9, 3 (2020), 486–493.

Laís Pisetta Van Vossen, Maria Teresa Silva Santos, Luciana Bolan Frigo, and Isabela Gasparini. 2023. Dropoutless: plataforma colaborativa de predição de evasão. In Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. SBC, 193–201.

Laís Pisetta Van Vossen, Maria Teresa Silva Santos, Daniella Martins Vasconcellos, Guilherme Tomaselli Borchardt, Carlos Daniel Schmitt Bunn, Eric Carvalho da Silveira, Isabela Gasparini, and Luciana Bolan Frigo. 2023. Análise da presença feminina no corpo docente e sua relação com o corpo discente feminino nos cursos de TIC. In Anais do XVII Women in Information Technology. SBC, 36–45.

Daniella Martins Vasconcellos, Guilherme Tomaselli Borchardt, Laís Pisetta Van Vossen, Maria Teresa Silva Santos, Eric Carvalho da Silveira, Carlos Daniel Schmitt Bunn, and Isabela Gasparini. 2023. Estudos sobre evasao em diferentes ambientes educacionais e seus relacionamentos com gênero e a diversidade. Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação 21, 2 (2023), 1–10.
Publicado
22/04/2024
SILVA SANTOS, Maria Teresa; GASPARINI, Isabela; FRIGO, Luciana Bolan. Análise da Participação Feminina nos Cursos da Área de Computação: Um Olhar Sobre os Projetos do Programa Meninas Digitais - Um Resumo Estendido. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 53-54. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238956.