Desenvolvendo Storytelling com a plataforma Animaker: a criação de vídeos para o ensino da Computação

Resumo


O ato de contar histórias sempre foi e continua sendo um modo de repassar valores, conceitos e ideias e sobre as abstrações do conhecimento empírico em relação ao mundo. A contação de histórias tem o propósito de expandir os significados subjacentes, os quais podem contribuir para a formação de indivíduos mais humanos, íntegros, solidários e conscientes de seu papel como cidadãos como afirmam Peres, Neves e Borges (2018, apud Oliveira e Borges, 2021). Na atualidade, busca-se estimular processos motivadores que ajudem a construir significados que recuperem e valorizem a cultura, os valores e as percepções do mundo. É nesse cenário que a contação de histórias evolui para o conceito de Storytelling, tornando-se uma poderosa ferramenta de aprendizagem ativa. Storytelling consiste no uso de narrativas com significado social ou cultural para promover a reflexão acerca de conceitos e valores (Valença e Tostes, 2019, p. 222). O Storytelling se destaca no campo da educação, em virtude da sua capacidade de potencializar a comunicação, a mediação de ideias e o compartilhamento de informações, promovendo o aumento do engajamento dos estudantes e o foco da atenção na sala de aula (Oliveira e Castaman, 2020). Desta forma, a proposta de minicurso tem como objetivo apresentar a ferramenta Animaker (https://animaker.com/) para criar videos para o apoio ao o ensino de computação. Esta prática pode proporcionar uma experiência de aprendizagem mais envolvente, acessível e eficaz para os alunos, ao mesmo tempo em que promove a compreensão e retenção de conceitos importantes da área.
Palavras-chave: storytelling, animaker, aprendizagem ativa, ensino da computação

Referências

Marina Silva Oliveira, Ana Cláudia Lins Borges. 2021. Usando a Storytelling Enquanto Metodologia de Aprendizagem Ativa: Um Relato de Experiência. Disponível em: [link].

Marcelo M. Valença, Ana Paula Balthazar Tostes. 2019. O Storytelling como ferramenta de aprendizado ativo. Carta Internacional, v. 14, n. 2, 20 ago.

Daniele de Souza Lopes Oliveira, Ana Sara Castaman. 2020. Guia para uso do Storytelling em espaços educacionais na Educação Profissional e Tecnológica.

BRASIL. 2022. BNCC Computação - Complemento. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: [link].

BRASIL. 2018. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação Brasília.
Publicado
22/04/2024
SILVA, Marcos Antônio de Araújo; SILVA, Kleber Kroll de Azevedo; BATISTA, Paulo Victor de Souza; FONSECA, Franciele Cunha da. Desenvolvendo Storytelling com a plataforma Animaker: a criação de vídeos para o ensino da Computação. In: PROPOSTAS DE MINICURSOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 59-60. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.239155.