Formação Docente em Computação como área de conhecimento e de práxis em pesquisa educacional

Resumo


A formação docente em computação integra conhecimentos interdisciplinares de diversas áreas sociais e da computação sendo o ingresso na carreira e o desenvolvimento profissional docente um espaço aberto para pesquisas no contexto acadêmico e profissional do trabalho docente e escolar. A proposta de delimitação do objeto de conhecimento Formação Docente em Computação como área de conhecimento é justificada pois esse objeto não está classificado nas áreas ou subáreas da Tabela do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o que dificulta o fomento público e o interesse em pesquisas nessa área. Além disso, é necessário ampliar o conceito Formação Docente em Computação para além de uma visão utilitarista de competências e de conhecimentos essencialmente construídos na aplicação de métodos computacionais em contexto escolar para superar dicotomias entre as concepções historicamente construídas das áreas específicas e pedagógica; da formação teórica e prática; de currículos e disciplinas; do ensino, da pesquisa e extensão; do contexto local e global; da cultura e sociedade; da diversidade e inclusão; da economia e sustentabilidade; da avaliação de sistemas e políticas educacionais numa sociedade disruptiva e em transformação permanente. Uma abordagem epistêmica para a área de Formação Docente em Computação deverá organizar as bases de conhecimento da pesquisa educacional nacional em formação de professores de computação para todas as modalidades educacionais da LDB. Espera-se fortalecer as pesquisas para construir evidências científicas na área de Educação em Computação e na área de Formação Docente em Computação no contexto da educação básica e superior no país.
Palavras-chave: Formação Docente em Computação, Epistemologia, Educação em Computação

Referências

Rubens Alves (1981). Filosofia da ciência. Editora Brasiliense, São Paulo.

Roberta Gondim Britto e Andréia Maria Pereira de Oliveira (2021). Desenvolvimento profissional de professores de computação: uma análise das práticas docentes. Revista Contexto & Educação 36, 114 (July 2021), 201–223. Number: 114.

CNE - Conselho Nacional de Educação (2024). Parecer CNE/CP N. 4/2024: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissional de Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, de formação pedagógica para graduados não licenciados e de segunda licenciatura).

José Henrique de Faria (2022). Introdução à Epistemologia: Dimensões do ato Epistemológico. Paco Editorial, Jundiaí - SP

Luiz Fernando de Paiva, Pietro Bompet, Emilayne Feitosa Corlett, Ecivaldo Matos, and Anna Schwarzelmuller (2017). A formação, o trabalho e a identidade profissional do Professor de Computação: um mapeamento sobre a Licenciatura em Computação. Anais do Workshop do Congresso Brasileiro de Informática na Educação 6, 1 (Oct. 2017), 893. Number: 1

Andre Raabe, Avelino Francisco Zorzo, e Paulo Blikstein (2020). Computação na Educação Básica. Penso, Porto Alegre.

Tomaz Tadeu da Silva (2003). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2a. ed., Autêntica, Belo Horizonte.
Publicado
22/04/2024
BRANDÃO, Maria de Fátima Ramos; FERNANDES, Jorge Henrique Cabral; ISHIKAWA, Edison. Formação Docente em Computação como área de conhecimento e de práxis em pesquisa educacional. In: MESAS TEMÁTICAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 67-68. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.239163.