IFG Truck: Laboratório Maker Itinerante

  • Wendell Bento Geraldes IFG
  • Carlos Roberto da Silveira Júnior IFG
  • Josemar Alves dos Santos Junior IFG
  • Anna Clara Valeriano Diniz IFG
  • Alec Kawam Seixas Fonseca IFG
  • Sávio Augusto de Queiroz Gonçalves Rocha IFG
  • Karen Cristine Lins Simões IFG

Resumo


Políticas públicas aliadas a iniciativas que estimulem a permanência e êxito dos estudantes da educação básica irão colaborar para uma maior inclusão destes estudantes no ensino superior e no mundo do trabalho. Este resumo apresenta um relato de experiência de uma iniciativa que alia a metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) a cultura Maker com uma proposta itinerante que leva um laboratório de tecnologias atuais até as escolas públicas de educação básica.

Referências

Azzalis, L., Rosalen, M., Viesba, L., and Viesba, E. (2020). Anais do I Encontro Nacional Movimentos Docentes Volume - I. Accepted: 2020-12-16T13:27:40Z.

Chamorro, M. A. R. (2024). Oficinas pedagógicas Maker Itinerantes: desenvolvimento de práticas e produtos tecnológicos para aprendizagem criativa. Publisher: Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Pereira, R. d. S. (2024). Fabricar: uma proposta de espaço maker móvel composto por materiais didáticos para Anos Finais do Ensino Fundamental. Accepted: 2024-12-06T12:54:10Z.

Silva, R. A. d. and Demo, P. (2021). EducaÇÃo 4.0 para a indÚstria 4.0 : Protagonismo do avanÇo social no cenÁrio introduzido pela sociedade da informaÇÃo. Revista de Estudos Interdisciplinares, 2(4).
Publicado
07/04/2025
GERALDES, Wendell Bento; SILVEIRA JÚNIOR, Carlos Roberto da; SANTOS JUNIOR, Josemar Alves dos; DINIZ, Anna Clara Valeriano; FONSECA, Alec Kawam Seixas; ROCHA, Sávio Augusto de Queiroz Gonçalves; SIMÕES, Karen Cristine Lins. IFG Truck: Laboratório Maker Itinerante. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1-3. ISSN 3086-0741. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.6322.