Aprendizado Prático de Engenharia de Requisitos com Blocos de Montagem
Resumo
Este artigo não possui um resumo.Referências
Almendra, C., Silva, C., Martins, L. E. G., and Marques, J. (2022). How assurance case development and requirements engineering interplay: a study with practitioners. Requirements Engineering, 27:273–292.
Beckman, K., Coulter, N., Khajenoori, S., and Mead, N. R. (1997). Collaborations: Closing the industry–academia gap. IEEE Software, 14(6):49–57.
Marques, J. and da Cunha, A. M. (2019). A set of requirements for certification of airborne military software. In 2019 IEEE/AIAA 38th Digital Avionics Systems Conference (DASC), pages 1–7.
Marques, J. and Fook, K. (2022). Um modelo de ensino virtual de engenharia de software orientado por competências, times e projetos. In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 99–108, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Marques, J., Machado, E., Yelisetty, S., and Cardoso, R. (2024). Análise de normas de software crítico orientada pelo processo de requisitos do guia geral de software do mps.br. In Anais do XX Workshop Anual do MPS, pages 36–40, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Petri, G. and Gresse von Wangenheim, C. (2017). How serious games can support teaching requirements engineering. IEEE Transactions on Education, 60(2):140–148.
Santos, A. and Faria, P. (2021). Collaborative learning in requirements engineering: A case study using lego. International Journal of Engineering Education, 37(4):321–335.
Schneider, K., Becker, M., and Hofmann, A. (2018). Enhancing requirements engineering education with physical prototyping. In Software Engineering Education and Training Conference Proceedings, pages 52–61.
Silva, C., Martins, D., and Rocha, G. (2020). Analyzing the effectiveness of lego-based exercises in software engineering education. Computers Education, 150:103842.
von Wangenheim, C. G. and da Silva, D. A. (2009). Qual conhecimento de engenharia de software é importante para um profissional de software? In Anais do II Fórum de Educação em Engenharia de Software.
Beckman, K., Coulter, N., Khajenoori, S., and Mead, N. R. (1997). Collaborations: Closing the industry–academia gap. IEEE Software, 14(6):49–57.
Marques, J. and da Cunha, A. M. (2019). A set of requirements for certification of airborne military software. In 2019 IEEE/AIAA 38th Digital Avionics Systems Conference (DASC), pages 1–7.
Marques, J. and Fook, K. (2022). Um modelo de ensino virtual de engenharia de software orientado por competências, times e projetos. In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 99–108, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Marques, J., Machado, E., Yelisetty, S., and Cardoso, R. (2024). Análise de normas de software crítico orientada pelo processo de requisitos do guia geral de software do mps.br. In Anais do XX Workshop Anual do MPS, pages 36–40, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Petri, G. and Gresse von Wangenheim, C. (2017). How serious games can support teaching requirements engineering. IEEE Transactions on Education, 60(2):140–148.
Santos, A. and Faria, P. (2021). Collaborative learning in requirements engineering: A case study using lego. International Journal of Engineering Education, 37(4):321–335.
Schneider, K., Becker, M., and Hofmann, A. (2018). Enhancing requirements engineering education with physical prototyping. In Software Engineering Education and Training Conference Proceedings, pages 52–61.
Silva, C., Martins, D., and Rocha, G. (2020). Analyzing the effectiveness of lego-based exercises in software engineering education. Computers Education, 150:103842.
von Wangenheim, C. G. and da Silva, D. A. (2009). Qual conhecimento de engenharia de software é importante para um profissional de software? In Anais do II Fórum de Educação em Engenharia de Software.
Publicado
07/04/2025
Como Citar
MARQUES, Johnny; FOOK, Karla D..
Aprendizado Prático de Engenharia de Requisitos com Blocos de Montagem. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 10-12.
ISSN 3086-0741.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.6537.
