PseudocodeLab: Uma Ferramenta Educacional Open Source e Gentil para o Ensino de Programação com Pseudocódigos
Resumo
O ensino de programação é uma habilidade fundamental no mundo contemporâneo, especialmente em cursos introdutórios como Algoritmos e Pensamento Computacional. O PseudocodeLab é uma ferramenta educacional que facilita o aprendizado de lógica de programação utilizando pseudocódigo, oferecendo uma transição gentil para linguagens como Java e C. Desenvolvido com foco na simplicidade e acessibilidade, o sistema apresenta uma interface amigável, suporte a instruções tradicionais do ensino de programação e um manual detalhado com exemplos práticos. A ferramenta é open source, hospedada no Hugging Face Spaces para processamento rápido e acessibilidade global. Em aplicações iniciais com 28 estudantes revelou que 100% consideraram o sistema fácil de usar, 85.7% compreenderam a ferramenta, e 85.7% tiveram entre boa a excelente experiência de uso e experiência de aprendizado.Referências
Ahmad, S. N., e Ghazali, J. (2020). Programming Teaching and Learning: Issues and Challenges. Proceedings of the 6th International Conference on Information Technology & Society. Selangor, Malaysia, 2716-6732.
Yu, J., e Bozic, M. (2023). Investigating the Role of Pseudocode in Learning Programming Language: A Language Transfer and Typological Similarity Perspective. Cambridge Open Engage. DOI: 10.33774/coe-2023-jdvw9.
Yu, J., e Bozic, M. (2023). Investigating the Role of Pseudocode in Learning Programming Language: A Language Transfer and Typological Similarity Perspective. Cambridge Open Engage. DOI: 10.33774/coe-2023-jdvw9.
Publicado
07/04/2025
Como Citar
MARTINS, Ramon Mayor.
PseudocodeLab: Uma Ferramenta Educacional Open Source e Gentil para o Ensino de Programação com Pseudocódigos. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 33-35.
ISSN 3086-0741.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.6589.
