MapEdu+: Uma plataforma para apoiar a inclusão educacional de pessoas com deficiência e neurodivergentes em escolas públicas

  • Nataniel Andrade IFRO / Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão dos Solimões
  • João Vitor Dobre Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão dos Solimões
  • Lucy Camacho Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Barão dos Solimões
  • Mariela Tamada IFRO
  • Marcel Rios IFRO
  • Ivanilse Calderon IFRO

Resumo


Diante dos desafios da inclusão educacional de pessoas com deficiência e neurodivergentes nas escolas públicas de ensino médio de Porto Velho/RO, especialmente na área da computação, torna-se essencial mapear instituições que disponham de infraestrutura acessível e práticas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Computação. Como solução, propomos o MapEdu+, uma plataforma digital acessível e colaborativa que auxilia na identificação de escolas com suporte adequado. A ferramenta permite que famílias, estudantes e gestores tomem decisões embasadas, promovendo a democratização do acesso à computação e assegurando maior equidade no processo educacional.

Referências

dos Santos, M. d. C., Jurdi, A. P. S., and Moretti, M. F. B. (2022). Núcleo de acessibilidade: algumas reflexões sobre os avanços e desafios da inclusão no ensino superior. Políticas Inclusivas de Educación Superior, page 33.

Mourão, A. B., Ribeiro, D. C., Junior, G. C., Jardim, H. T., and Monteiro, P. J. (2024). Meitea: Modelo educacional inclusivo desenvolvido para orientar e recomendar estratégias educacionais e adaptações para estudantes com tea no ensino superior. In Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão (WPCI), pages 106–117. SBC.

Reis, M. R. and Coutinho, D. J. G. (2025). Formação de professores para a educação inclusiva: Desafios e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11(1):2386–2405.
Publicado
07/04/2025
ANDRADE, Nataniel; DOBRE, João Vitor; CAMACHO, Lucy; TAMADA, Mariela; RIOS, Marcel; CALDERON, Ivanilse. MapEdu+: Uma plataforma para apoiar a inclusão educacional de pessoas com deficiência e neurodivergentes em escolas públicas. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 36-38. ISSN 3086-0741. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.6591.