MapEdu+: Uma plataforma para apoiar a inclusão educacional de pessoas com deficiência e neurodivergentes em escolas públicas
Resumo
Diante dos desafios da inclusão educacional de pessoas com deficiência e neurodivergentes nas escolas públicas de ensino médio de Porto Velho/RO, especialmente na área da computação, torna-se essencial mapear instituições que disponham de infraestrutura acessível e práticas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Computação. Como solução, propomos o MapEdu+, uma plataforma digital acessível e colaborativa que auxilia na identificação de escolas com suporte adequado. A ferramenta permite que famílias, estudantes e gestores tomem decisões embasadas, promovendo a democratização do acesso à computação e assegurando maior equidade no processo educacional.
Referências
Mourão, A. B., Ribeiro, D. C., Junior, G. C., Jardim, H. T., and Monteiro, P. J. (2024). Meitea: Modelo educacional inclusivo desenvolvido para orientar e recomendar estratégias educacionais e adaptações para estudantes com tea no ensino superior. In Workshop de Pensamento Computacional e Inclusão (WPCI), pages 106–117. SBC.
Reis, M. R. and Coutinho, D. J. G. (2025). Formação de professores para a educação inclusiva: Desafios e perspectivas. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 11(1):2386–2405.
