Repositório Aberto de Exercícios de Programação Introdutória em Português
Resumo
Exercícios de programação são amplamente utilizados em cursos introdutórios, seja com correção manual ou com o uso de juízes online. No entanto, a criação desses exercícios pode ser um desafio devido ao custo manual e às limitações das técnicas automáticas disponíveis. Além disso, a utilização de exercícios oriundos de plataformas externas também pode ser dificultada pela escassez deste tipo de atividade de forma padronizada e no idioma português. Assim, neste trabalho, é proposta a criação de um repositório aberto de exercícios de programação em português. A ideia é realizar uma coleta inicial de exercícios de programação e criar uma plataforma Web para gerenciamento e compartilhamento deles, de forma a suportar o processo de ensino e aprendizagem neste contexto. Vídeo de apresentação: https://youtu.be/SiOKCQRml9g.
Referências
Papancea, A., Spacco, J., and Hovemeyer, D. (2013). An open platform for managing short programming exercises. In Proceedings of the Annual International ACM Conference on International Computing Education Research (ICER), pages 47–52.
Queirós, R. (2022). Scrape - an automated tool for programming exercises scraping. OASIcs, Volume 104, SLATE 2022, 104:18:1–18:7.
Queirós, R. and Leal, J. P. (2013). crimsonHex: a learning objects repository for programming exercises. Software: Practice and Experience, 43(8):911–935.
Rodrigues, G., Monteiro, A. F., and Osório, A. (2022). Introductory programming in higher education: A systematic literature review. OASIcs, Volume 102, ICPEC 2022, 102:4:1–4:17.
Romli, R., Sulaiman, S., and Zamli, K. Z. (2010). Automatic programming assessment and test data generation a review on its approaches. In International Symposium on Information Technology (ICITS), pages 1186–1192.
Wasik, S., Antczak, M., Badura, J., Laskowski, A., and Sternal, T. (2018). A survey on online judge systems and their applications. ACM Comput. Surv., 51(1).
