Robótica e Prototipagem para Professores: uma proposta com Ensino por Investigação e Resolução de Problemas

  • Daniel Moreira dos Santos IFES
  • Márcia Gonçalves de Oliveira IFES

Resumo


Este trabalho traz o delineamento de uma formação em Robótica Educacional (RE) para professores do Ensino Fundamental, utilizando o Ensino por Investigação e a Resolução de Problemas como abordagem didática. Trata-se do Produto Educacional de uma tese de doutorado profissional em Educação em Ciências e Matemática. O Produto Educacional é composto por um curso híbrido, em formato MOOC (Massive Open Online Course) e presencial, e pela promoção de um Grupo de Estudos para os egressos. O lançamento público do MOOC possibilitará futuras replicações do curso de Robótica Educacional em diferentes contextos e o Grupo de Estudos possibilitará o apoio coletivo às práticas com Robótica Educacional.

Referências

Barbosa, F. da C., Souza, C. da F., Souza Junior, A. J. de, & Alves, D. B. (2018). Mapeamento das pesquisas sobre Robótica Educacional no Ensino Fundamental. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, 11(3), 331–352. DOI: 10.17851/1983-3652.11.3.331-352

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. (2022). Computação: complemento à Base. Brasília, DF.

Campos, F. R. (2011). Currículo, tecnologias e robótica na educação básica [Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo].

Campos, F. R., & Libardoni, G. C. (2020). Investigação em Robótica na Educação Brasileira: o que dizem as dissertações e teses. In R. B. Silva & P. Blinkstein (Orgs.), Robótica Educacional: experiências inovadoras na educação brasileira (pp. 21–45). Penso.

Charles, R., & Lester, F. (1982). Teaching problem solving: What, why and how. Dale Seymour Publications.

Freitas Neto, J. J. de, & Bertagnolli, S. de C. (2021). Robótica educacional e formação de professores: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, 19(1), 423–432.

Gil, A. C. (2017). Metodologia do ensino superior (6ª ed.). Atlas.

Matarić, M. J. (2014). Introdução à robótica (H. F. Filho, J. R. Silva, & S. F. dos R. Alves, Trads.). Editora Unesp. (Trabalho original publicado em 2007)

Medeiros, J. B. (2019). Redação científica: prática de fichamentos, resumos, resenhas (13ª ed.). Atlas.

Papert, S. (1994). A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Artes Médicas.

Piaget, J. (1978). O nascimento da inteligência na criança (3ª ed.). Zahar.

Polya, G. (1995). A arte de resolver problemas. Interciência.

Prensky, M. (2001). Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, 9(5), 1–6. DOI: 10.1108/10748120110424816

Santos, F. V. dos, Souza, M. S. M. X. de, & Castro, J. B. de. (2022). Robótica Educacional: estratégias para além da pandemia da COVID-19. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 13(1), 1–18.

Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: Relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17(Edição Especial), 49–67.

Sasseron, L. H. (s.d.). O ensino por investigação: pressupostos e práticas 12. Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de ciências: a sala de aula. Licenciatura em Ciências, USP/Univesp.

Silva, A. F. da. (2009). RoboEduc: uma metodologia de aprendizado com Robótica Educacional [Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte].

Thiollent, M. (1985). Metodologia da pesquisa-ação. Cortez/Autores Associados.
Publicado
07/04/2025
SANTOS, Daniel Moreira dos; OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de. Robótica e Prototipagem para Professores: uma proposta com Ensino por Investigação e Resolução de Problemas. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 59-66. ISSN 3086-0741. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.6556.