Um Assistente Virtual para Apoiar a Aprendizagem de Programação por meio de Worked examples: Um Resumo Estendido

  • Renato de S. Garcia UNIPAMPA
  • Pedro Henrique Dias Valle USP
  • Williamson Silva UNIPAMPA

Resumo


Este artigo não possui um resumo.

Referências

Alves, G., Rebouças, A., and Scaico, P. (2019). Coding dojo como prática de aprendizagem colaborativa para apoiar o ensino introdutório de programação: Um estudo de caso. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 276–290. SBC.

Bernardino, M., Cargnelutti, R., de Souza Garcia, R., and Silva, W. (2024). The use of chatgpt in improving and reviewing scientific paper writing: An exploratory study. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, 19:120–128.

Calderon, I., Silva, W., and Feitosa, E. (2021). Um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso de metodologias ativas durante o ensino de programação no brasil. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1152–1161. SBC.

Calderon, I., Valle, P., Oran, A., Vilela, R., Lima, R., Garcia, R., Silva, W., and Feitosa, E. (2023). Percepção docente sobre o uso do whatsapp como ferramenta de comunicação no ensino remoto emergencial. In Anais do VIII Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software, pages 31–40, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Cargnelutti, R., Bernardino, M., Garcia, R., and Silva, W. (2023). Um estudo exploratório sobre o uso do chatgpt na melhoria e revisão da escrita de artigos científicos. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1271–1281, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Carvalho, L. V. d., Valle, P. H. D., Leifheit, B. R., Cabrejos, L. E. R., Nakamura, W., Guerino, G. C., Garcia, R. D. S., and Silva, W. (2024). What do we know about usability evaluation for chatbots?: A systematic mapping study. In Proceedings of the 20th Brazilian Symposium on Information Systems, SBSI ’24, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Dahiya, M. (2017). A tool of conversation: Chatbot. International Journal of Computer Sciences and Engineering, 5(5):158–161.

Garcia, R., Valle, P., Basso, F., and Silva, W. (2023). Em direção ao desenvolvimento de um chatbot baseado em exemplos para prática de conteúdos de programação. In Anais Estendidos do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 14–15, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Guerino, G., Nakamura, W., Paschoal, L., Valle, P., and Silva, W. (2021). Lições aprendidas sobre ensino remoto emergencial sob a perspectiva de docentes dos cursos de computação. In Educação e ensino em diferentes espaços e áreas do conhecimento: desafios, contextos e diálogos [recurso eletrônico], pages 60–73. Editora Bagai, Curitiba, PR, BR.

Mageira, K., Pittou, D., Papasalouros, A., Kotis, K., Zangogianni, P., and Daradoumis, A. (2022). Educational ai chatbots for content and language integrated learning. Applied Sciences, 12(7):3239.

Mendes, A., Garcia, R., Villa, J., Oran, A., Santana, B., Guedes, G., Silva, D., Valle, P., and Silva, W. (2024). Avaliando a autoeficácia e a aceitação do coderbot em cursos introdutórios de programação: um estudo exploratório. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 3264–3273, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Miranda, A., Garcia, R., Lunardi, G., Vilela, R., Vale, P., and Silva, W. (2023). Projeto e avaliação de um template de worked examples para o ensino de programação. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1673–1684, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Miranda, A., Garcia, R., Oran, A., Guedes, G., Santana, B., Silva, D., Valle, P., and Silva, W. (2024). Avaliação de usabilidade do coderbot como recurso pedagógico no ensino de programação. In Anais do I Workshop sobre Bots na Engenharia de Software, pages 11–20, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Penney, J., Pimentel, J. F., Steinmacher, I., and Gerosa, M. A. (2023). Anticipating user needs: Insights from design fiction on conversational agents for computational thinking. In International Workshop on Chatbot Research and Design, pages 204–219. Springer.

Silva, W., Mendes, A., Garcia, R., Ribeiro, M., Vilela, R., Nakamura, W., Lunardi, G., and Valle, P. (2023). Aprendendo com os erros dos outros: Um relato sobre a adoção de exemplos errôneos como ferramenta de aprendizagem de casos de uso. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 69–80, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Smutny, P. and Schreiberova, P. (2020). Chatbots for learning: A review of educational chatbots for the facebook messenger. Computers Education, 151:103862.

Villa, J., Garcia, R., Miranda, A., Oran, A., Guedes, G., Santana, B., Silva, D., Valle, P., and Silva, W. (2024). Perspectiva dos estudantes sobre um agente pedagógico baseado em exemplos para a aprendizagem de programação: uma análise qualitativa. In Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 459–473, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Publicado
07/04/2025
GARCIA, Renato de S.; VALLE, Pedro Henrique Dias; SILVA, Williamson. Um Assistente Virtual para Apoiar a Aprendizagem de Programação por meio de Worked examples: Um Resumo Estendido. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 107-111. ISSN 3086-0741. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.6579.