Realidade Virtual para o Ensino de Programação na Educação Básica: Fundamentos, Explorações e o aplicativo SSPOT-VR

  • Gustavo Martins Nunes Avellar USP
  • Paulo André Pimenta Aragão USP
  • Ellen Francine Barbosa USP

Resumo


A programação de computadores e o Pensamento Computacional (PC) se tornaram competências fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional no século XXI. Mesmo que desafios ainda persistam quanto à implementação de soluções de amplo acesso e de baixo custo, tecnologias imersivas, como a Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e outras configurações de Realidade Estendida (XR), vêm sendo exploradas para potencializar o ensino de programação e PC. Diante desse cenário, este minicurso tem como objetivo capacitar profissionais da Educação para a aplicação da RV no ensino de programação e PC. Além da fundamentação teórica, será realizada uma exploração prática do SSPOT-VR, um aplicativo móvel, de baixo custo e desenvolvido para apoiar o ensino de conceitos de programação na Educação Básica. Ao combinar teoria e prática, o minicurso proporcionará uma visão abrangente sobre o impacto e as possibilidades da RV, RA e XR na Educação, preparando os participantes para integrar essas tecnologias de forma eficaz no ensino de programação e PC.

Referências

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Publicado
07/04/2025
AVELLAR, Gustavo Martins Nunes; ARAGÃO, Paulo André Pimenta; BARBOSA, Ellen Francine. Realidade Virtual para o Ensino de Programação na Educação Básica: Fundamentos, Explorações e o aplicativo SSPOT-VR. In: PROPOSTAS DE MINICURSOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 112-116. ISSN 3086-0741. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.5581.