Introdução à Computação Musical: Potencializando as habilidades de programação através da música no Scratch
Resumo
O objetivo deste minicurso é explorar uma abordagem de ensino-aprendizado alternativa para o ensino da programação através da música no Scratch. Além disso, temos a intenção de divulgar a área da Computação Musical de modo que a comunidade geral possa tomar um primeiro contato com as diferentes formas pelas quais a tecnologia e a música podem ser correlacionadas.
Referências
Duarte, R. A construção da musicalidade do professor de educação infantil: um estudo em Roraima. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. 213 f.
Guarda, G. F. Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. 2022. 141 f. Tese (Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. Disponível em: [link].
Miletto, E. M.; Costalonga, L. L.; Flores, Fritsch, L. V.; Pimenta, M. S.; Vicari, R. M. (2004). Introdução à Computação Musical. IV Congresso Brasileiro de Computação. Computação, 4., Itajaí, 2004. “Anais...”, pp. 883-902. Itajaí, SC - Brasil, ISSN 1677-2822.
Silva, V.; Moura, H.; Paula, S.; Jesus, A. ALGO+RITMO: Uma Proposta Desplugada com a Música para Auxiliar no Desenvolvimento do Pensamento Computacional. Workshop de Informática na Escola (WIE), 25. 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 404-413. DOI: 10.5753/cbie.wie.2019.404.
Silva, M. L.; Lima, M. V. G. (2016). A música como instrumento de aprendizagem. Revista PLUS FRJ: Revista Multidisciplinar em Educação e Saúde, ISSN - 2525-4014 p. 49, nº 2, out/2016.
Guarda, G. F. Um Framework pedagógico desplugado para a prática das habilidades do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. 2022. 141 f. Tese (Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. Disponível em: [link].
Miletto, E. M.; Costalonga, L. L.; Flores, Fritsch, L. V.; Pimenta, M. S.; Vicari, R. M. (2004). Introdução à Computação Musical. IV Congresso Brasileiro de Computação. Computação, 4., Itajaí, 2004. “Anais...”, pp. 883-902. Itajaí, SC - Brasil, ISSN 1677-2822.
Silva, V.; Moura, H.; Paula, S.; Jesus, A. ALGO+RITMO: Uma Proposta Desplugada com a Música para Auxiliar no Desenvolvimento do Pensamento Computacional. Workshop de Informática na Escola (WIE), 25. 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 404-413. DOI: 10.5753/cbie.wie.2019.404.
Silva, M. L.; Lima, M. V. G. (2016). A música como instrumento de aprendizagem. Revista PLUS FRJ: Revista Multidisciplinar em Educação e Saúde, ISSN - 2525-4014 p. 49, nº 2, out/2016.
Publicado
07/04/2025
Como Citar
GUARDA, Graziela Ferreira; WEITZEL, Leila.
Introdução à Computação Musical: Potencializando as habilidades de programação através da música no Scratch. In: PROPOSTAS DE MINICURSOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 117-119.
ISSN 3086-0741.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.6274.
